Hospital São Vicente ganha capelania

Publicada em 06/03/2013 às 18:07

O apoio para a recuperação da saúde na dimensão espiritual ganhou mais um reforço no Hospital São Vicente de Paulo. Depois da diaconia promovida pela Igreja Católica, uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde garantiu aos pacientes e funcionários uma capelania apoiada pelo Conpas (Conselho de Pastores) e promovida pela entidade ACEH (Associação de Capelania Evangélica Hospitalar).

Leia também
Jundiaí tem ação contra a tuberculose

Reunião define capelania para o Hospital São Vicente

Reunião define capelania para o Hospital São Vicente

“O Brasil é um país aberto para a liberdade de culto e está provado que esse tipo de apoio tem funcionado para melhorar a recuperação de pacientes e seus familiares”, explica a diretora da instituição, Eleny Vassão.

Em Jundiaí, este tipo de trabalho já existe no Hospital Universitário e também no hospital do Grendacc (Grupo de Apoio à Criança com Câncer). Para Priscila Casareggo, que atua em ambos, os resultados são positivos e foram aprovados por equipes médicas.

O novo posto vai ser assumido por José Adilson Telles. “Ele já integrou o conselho de pastores e vemos este trabalho como um elemento do trabalho multidisciplinar”, explica o presidente do Conpas, Maurício Silva de Araújo.

“Atuamos em todo o País e também em outros. Estive agora em Santa Maria para orientar grupos evangélicos sobre como lidar com as famílias envolvidas. Não é proselitismo”, conta Eleny, também escritora. A convivência da medicina convencional com apoio espiritual também é usada em outras regiões brasileiras com lideranças indígenas ou de matrizes africanas, por exemplo, e tem regras próprias.

Curso
Para o secretário de Saúde, Cláudio Miranda, essa parceria sem custos para a prefeitura visa oferecer novas alternativas para os pacientes.

A instituição oferece um novo curso de capelania hospitalar entre 30 de maio e 2 de junho no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, com inscrições pelo telefone (11) 2507-929, e amplia a atuação na cidade. Vale lembrar que o Hospital São Vicente já conta historicamente também com uma capela, oriunda da sua origem pela ordem vicentina.

Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/03/06/hospital-sao-vicente-ganha-capelania/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original