Finanças recebe Conselho Regional de Contabilidade

Publicada em 14/03/2013 às 18:54

O secretário de Finanças, Paulo Galvão, recebeu nesta quinta-feira (14) a visita de membros do CRC (Conselho Regional de Contabilidade) do Estado de São Paulo.

O presidente do CRC, Luiz Fernando Nóbrega, anunciou que o Conselho pretende oferecer gratuitamente à Prefeitura de Jundiaí um sistema com a base de dados para consulta do cadastro dos contadores.

Leia também
Aglomeração Urbana de Jundiaí terá fundo de recursos

Conselho vai oferecer sistema com base de dados de contadores à prefeitura

Conselho vai oferecer sistema com base de dados de contadores à prefeitura

“Desta forma, será possível verificar se o profissional de contabilidade está regular.” Além disso, Nóbrega destacou que o CRC realizará, em todo o Estado de São Paulo, cursos para servidores municipais da área e autarquias. Em Jundiaí, a capacitação deve ser realizada em parceria com a Escola de Governo, após o final do primeiro semestre. Representantes de cidades de toda a macrorregião devem ser convidados. “Estamos passando por um processo de mudança na contabilidade pública. A ideia é abordar temas comuns, de forma prática.”

Paulo Galvão gostou das propostas e disse esperar que tanto o sistema de informação contábil quanto o curso em parceria com a Escola de Governo sejam realizados o quanto antes. “Os contadores são grandes aliados do poder público.”

Ele destacou ainda que o atual momento da contabilidade pública e privada, no qual várias mudanças ocorreram, requer essa aproximação entre o CRC e Prefeitura.

O secretário aproveitou a ocasião para lembrar que nesta sexta-feira (15), às 15h, ocorre a reunião da Secretaria de Finanças com os contadores e representantes de escritórios de contabilidade do município. O encontro será realizado no auditório Elis Regina e tem como foco orientar esses profissionais quanto à regularização de espaços que recebem grande aglomeração de pessoas. “Dessa forma eles podem orientar seus clientes.”

Estrutura
Paulo Galvão, que é contador, apresentou a estrutura e a equipe da Secretaria de Finanças. Além disso, falou sobre a reestruturação da pasta e da criação do cargo de Contador Geral do Município, assumido por Roberto de Oliveira Junior. “Ele tem a responsabilidade de supervisionar a contabilidade da administração indireta. A proposta vem colocar a contabilidade no seu lugar de direito, com o respeito que merece. Faremos um trabalho forte no município com relação a isso.”

De acordo com o secretário, a pasta trabalha em um novo sistema de informações contábeis, no qual se tenha, em tempo real, informações fidedignas sobre as finanças do município. A proposta está sendo trabalhada em parceria com a Cijun (Companhia de Informática de Jundiaí). “A ideia é de que até janeiro de 2014 estejamos adequados.”

Além de Roberto de Oliveira, também participaram do encontro o diretor de planejamento executivo e orçamentário da secretaria de Finanças, Dorival Caldeira da Silva e o diretor do departamento administrativo e financeiro, Márcio César Santiago. Representantes de universidades e instituições de ensino da Região, membros do CRC e Valdir Segato, delegado do CRC de Jundiaí, também marcaram presença.

Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/03/14/financas-recebe-visita-do-conselho-regional-de-contabilidade/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original