Reunião vai orientar sobre danos causados pelas capivaras
Publicada em 15/03/2013 às 17:24A capivara é o maior roedor do mundo, alimenta-se de capins e ervas, vive próximo a rios e lagos e, em Jundiaí, o animal tem se aproximado cada vez mais da cidade e causado medo entre a população. O animal é um dos hospedeiros do carrapato estrela, que se contaminado pode transmitir a febre maculosa.
Prefeitura inicia mapeamento de capivaras em Jundiaí
Afim de orientar a população e reduzir os problemas que a presença deste animal pode causar, a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente realiza, no dia 22 de março, às 15h, uma reunião no auditório do Paço Municipal com representantes de associações de bairros que têm a presença de capivaras.
“O crescimento da cidade levou a população para áreas com remanescentes de mata, local apropriado para a capivara. Agora iremos levar orientação e medidas para proteger os cidadãos e, se preciso, realizar procedimentos para o controle da reprodução dos animais”, explica o diretor de Meio Ambiente, Flávio Gramolelli.
Conhecendo o problema de diversos bairros da cidade, a secretaria iniciou o mapeamento e analise das áreas de circulação destes animais. O próximo passo é realizar a contagem dos animais. “Em cada local será tomada uma medida. Entre elas existe a possibilidade de fazer a vasectomia nos machos e ligadura de trompas nas fêmeas. Este procedimento já foi testado com sucesso e é o mais adequado porque não influencia a estrutura hierárquica do bando.”
Outra medida que será colocada em prática é o corte da grama, pois entre os meses de março e abril os carrapatos ainda não saíram dos ovos e eles morrem com os raios solares que atingem o solo.
Para participar da reunião, os interessados devem confirmar presença pelo telefone: (11) 4589-8984.
Fotos: Paulo Grégio
-
19/06/2024
COMDEMA convoca entidades interessadas em compor Conselho pela sociedade civil
-
15/03/2024
DEBEA incentiva adoção de PETs com deficiência
-
03/12/2023
Prefeitura vai plantar mais de 6 mil árvores nas margens do Rio Jundiaí
-
17/10/2023
Jundiaí segue com orientações para prevenir a febre maculosa
Baixe as fotos desta notícia na resolução original