Curso de segurança no trânsito é encerrado
Publicada em 16/03/2013 às 12:43A Secretaria de Transportes, por meio da Diretoria de Operações de Trânsito, encerrou nesta sexta-feira (15) a primeira de uma série de ações do Programa de Humanização no Trânsito. Foram duas semanas (de 25 de fevereiro a 1 de março e de 11 a 15 de março) do curso Segurança e Educação no Trânsito. Ao todo, 120 pessoas entre agentes de trânsito, policiais militares e guardas municipais participaram do treinamento.
Leia mais
Setransp faz ação para crianças no Parque da Cidade
O Programa de Humanização no Trânsito, desenvolvido pela secretaria, visa treinar os agentes públicos e conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito.
A avaliação geral dos participantes é de que o curso, além de integrar as entidades envolvidas na fiscalização do trânsito, apresentou temas interessantes e as ações apresentadas são de fácil aplicação no trabalho.
As aulas foram dadas pela psicóloga, doutora em Psicologia do Trânsito, Raquel Almqvist, e pela pedagoga Kelly Guimarães Zani, mestre em Engenharia Urbana.
Segundo o secretário de Transportes, Dinei Pasqualini, esse curso é a “sementinha” do Programa de Humanização no Trânsito. “É preciso haver uma mudança de postura, de conscientização de todos os envolvidos no trânsito, dos motoristas aos agentes públicos”, destaca Pasqualini, lembrando que a OMS (Organização Municipal de Saúde) trata a violência no trânsito como uma epidemia.
Conforme o secretário, o Programa de Humanização tem estratégias objetivas de curto, médio e longo prazos. “De curto prazo, estamos fazendo a integração das forças que fazem a fiscalização no trânsito. No médio, a educação continuada, com projeto que vamos levar para escolas e sociedade civil. E, a longo prazo, o objetivo é estabelecer um projeto consistente, desde a pré-escola até o final do ensino médio, quando os adolescentes começam a pensar em se tornar motoristas. É um conjunto de ações que vão formar a pessoa. Só ao longo de uma geração vamos estabelecer mudanças consistentes”, avalia o secretário.
Foto: Cleber de Almeida
Baixe as fotos desta notícia na resolução original