PA Central atende 340 pacientes em menos de 10 horas

Publicada em 19/03/2013 às 21:05

O novo serviço de pronto atendimento do PA Central, na terça-feira (19), apenas um dia depois de sua inauguração, atraiu moradores de diversos lugares da cidade e região, criando um contraste com o antigo pronto socorro do Hospital São Vicente de Paulo. No PA, que fica na esquina das ruas João Lopes e Luiz Rosa, os atendimentos somaram 340 pessoas às 17h30. Já no São Vicente, o plantão, iniciado às 8h, atendeu 42 pessoas no pronto socorro no mesmo período.

Leia Mais
PA Central 24 horas é aberto ao público

Banco de Leite Humano precisa de doação
Secretaria melhora controle de medicamentos

O secretário Cláudio Miranda visita o PA com o superintendente Fued Maluf

O secretário Cláudio Miranda visita o PA com o superintendente Fued Maluf

“É uma situação que deve ganhar ajustes para ficar equilibrada”, afirmou o secretário de Saúde, Cláudio Miranda, durante a visita ao novo serviço. Os dados do hospital, usados para a comparação, reforçaram a percepção de um “efeito de novidade” no primeiro serviço no modelo 24 horas da cidade.

Aprovado
Para Sirley Cemenciato, paciente de uma consulta médica, a estrutura foi aprovada. “Foi um bom atendimento, as mocinhas são ótimas”, elogiou.

Algum tempo de espera foi atribuído ao prazo entre o primeiro atendimento e a consulta final. Mas a Secretaria de Saúde esclarece que a pré-consulta inicial serve para a análise geral (anamnese), com detalhes como a medição de pressão arterial, que orientam as prioridades emergenciais de quem precisa de atenção imediata.

Sirley aprovou o atendimento: "As mocinhas são ótimas”

Sirley aprovou o atendimento: “As mocinhas são ótimas”

Ao saber que o Residencial Jundiaí 2, onde mora, vai estar bem perto da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da zona oeste, com licitação prevista para as próximas semanas, a paciente Maria de Lourdes Martins Silva afirmou que com essa medida pode haver a melhora do sistema.

“Melhorou, mas ainda está muito concentrado aqui. Com esse serviço nos bairros vai ficar bom”, afirma.

Mesmo com uma estrutura melhor, a busca por serviços de saúde envolve momentos delicados para a vida das pessoas. “Estou com meu pai, que já esteve internado no São Vicente. Está sendo atendido e espero que as condições permitam que melhore”, explicou Diana Gomes Nogueira.

Para Miranda, o PA é parte de um plano mais amplo que está sendo colocado em prática no setor de saúde. Pelo lado urbano, o dia ganhou até equipes da Secretaria de Serviços trabalhando na praça Dom Pedro II, no início de trabalhos para melhorar o ambiente de quem usa o local. Também na nova sede da UBS Centro, na rua Jorge Zolner, os trabalhos seguem para sua reabertura nos próximos dias.

Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/03/19/pa-central-atende-340-pacientes-em-menos-de-10-horas/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original