Banco de Leite Humano precisa de mais doações

Publicada em 20/03/2013 às 17:00

Para uma recuperação mais rápida e um desenvolvimento saudável, os 30 bebês que hoje estão internados nas UTIs Neonatais dos quatro hospitais de Jundiaí precisam se alimentar de leite humano. Como muitos não podem ser amamentados diretamente no seio materno, dependem do Banco de Leite Humano para receber este rico alimento.

Leia também
PA Central 24 horas é aberto ao público

Pastoral e Coordenadoria da Mulher unem forças

O Banco de Leite Humano está com apenas 3 litros para alimentar 30 bebês internados

O Banco de Leite Humano está com apenas 3 litros para alimentar 30 bebês internados

Para esta quarta-feira (20), o órgão tem à disposição 3 litros de leite, que não são suficientes para alimentar os 30 bebês internados.

“Infelizmente, não podemos atender a todos então fazemos uma triagem do diagnóstico que os hospitais nos passam e priorizamos os que estão com baixo peso, por exemplo”, explica a técnica em enfermagem do Banco de Leite Humano de Jundiaí, Lúcia de Cinque.

“O leite materno é muito mais do que um mero alimento, para os bebês que estão internados ele serve como um dos mais potentes medicamentos. Aumenta os anticorpos e, no caso de bebês prematuros, ajuda no amadurecimento e desenvolvimentos dos órgãos”, completa Lúcia.

Voluntariado
Apesar do trabalho de captação de doadoras realizado pela equipe, o Banco de Leite precisa de mais mães para que possam ajudar um número maior de crianças. A doação de leite humano é um ato voluntário de mulheres que estão amamentando.

O leite materno passa por processo de pasteurização antes de ser enviado aos hospitais

O leite materno passa por processo de pasteurização antes de ser enviado aos hospitais

Hoje, cerca de 15 doadoras estão cadastradas no Banco de Leite de Jundiaí. Mas, este número é muito variável de acordo com a disponibilidade e saúde da família, de acordo com a técnica em enfermagem.

“Todas as mulheres saudáveis que amamentam exclusivamente seus filhos podem fazer a doação do excedente em qualquer quantidade”, destaca Lúcia.

O Banco de Leite Humano vai até a casa da família, passa todas as informações sobre como deve ser feita a coleta e entrega o material esterilizado.

Apoio à amamentação
O apoio pode ser realizado em qualquer momento após o nascimento do bebê. As profissionais do Banco de Leite ensinam como segurar o bebê e verificam como está a produção de leite da mulher. “Muitas das mulheres que recebem nossa orientação passam a ser doadoras, porque sentem a necessidade de ajudar outras crianças.”

Banco de Leite Humano de Jundiaí
Av. Henrique Andrés, 547 – Vila Municipal – Jundiaí
Telefones: (11) 4521-7244 e 0800-178155
Horário de funcionamento: de segunda a sábado – das 7h às 13h


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/03/20/banco-de-leite-humano-precisa-de-doacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original