Guarda Municipal

Criada em 24 de novembro de 1949, a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) inicialmente realizava a vigilância noturna, a fiscalização do trânsito e prestação de assistência social à população. Ao longo do tempo o trabalho foi ampliado, hoje é subdividida em diversos setores com finalidades específicas e desenvolve inúmeras ações: Grupamento Florestal, Canil, Central de Monitoramento Eletrônico de Câmeras, Patrulhamento Comunitário – Ronda Escolar, atividades educacionais, proteção ao patrimônio público, rondas diárias 24 horas, dentre outros. Atua tanto na Serra do Japi como nas salas de aula das escolas municipais e estaduais.

Atualmente a instituição conta com 383 agentes de segurança pública, entre homens e mulheres.

O Grupamento Florestal é responsável pela vigilância realizada 24 horas por dia na Serra do Japi, que tem mais de 80% de sua área preservada.

Outro setor de grande importância e efetividade na Guarda Municipal é o Canil, criado em 2003 com a finalidade de auxiliar os guardas municipais na proteção das instalações, bens e serviços do município, além de atividades preventivas e educacionais com os cães.

A Central de Monitoramento Eletrônico de Câmeras, também conhecida como Olho Vivo, foi inaugurada em 2006 e conta com equipamentos instalados em pontos estratégicos da cidade que auxiliam no combate à criminalidade. Por trás dos olhos eletrônicos (videomonitoramento), são os olhos humanos que acompanham toda movimentação diária na cidade.

Mais do que “vigiar” as entradas e saídas da cidade, próprios públicos e locais com grande circulação de pedestres e motoristas, as câmeras oferecem muita qualidade de imagem (com perfeita nitidez), alta definição, eficiência e agilidade nas imagens captadas e transmitidas. Sempre atento, o Olho Vivo funciona 24 horas, de segunda a segunda, inclusive nos finais de semana e feriados, com equipes se revezando ininterruptamente, trabalhando em conjunto com o Centro de Operações Táticas (COT).

Por meio dos programas Ronda Escolar – Anjos da Guarda e Educação para a Não Violência (Educavi), as equipes que integram o patrulhamento diário assistem à população nas mais variadas ocorrências. Dentro do âmbito de sua competência, diagnosticam problemas e buscam solucioná-los, sempre no intuito de promover o bem-estar e melhor qualidade de vida com muita segurança.

A Ronda Escolar tem por objetivo estreitar as relações com a comunidade junto às unidades educacionais, com os grupos docentes, alunos e funcionários, visando prevenir irregularidades, preservar o patrimônio público e promover práticas seguras no âmbito escolar. As viaturas reforçam diariamente a segurança junto às 112 escolas municipais e mais de 40 estaduais. O trabalho começa às 6h e vai até as 15h; depois, outra equipe de guardas municipais realiza a ação do final da tarde até a noite, das 16h às 23h.

“Guarda Municipal de Jundiaí: combatendo o mal, defendendo o bem. Socorrendo a todos, sem olhar a quem.”

Notícias

Leia as Notícias da Guarda Municipal

Contato

A Guarda Municipal fica na Avenida União dos Ferroviários, nº 1600, Complexo Fepasa, Centro – Jundiaí-SP – Cep: 13201-160

Telefone/PABX: (11) 4492-9090
Administrativo: 4492-9067 / 9069 / 9070
Telefones de emergência: 4492-9060 ou 153 – 24h Central de rádio
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

E-mails para contato:

Comandante: comandantegm@jundiai.sp.gov.br
Subcomandante: subcomandantegm@jundiai.sp.gov.br
Corregedoria: corregedoriagm@jundiai.sp.gov.br
Administração: administracaogm@jundiai.gov.br
Canil: canilgm@jundiai.sp.gov.br
Para assuntos gerais: gmjundiai@jundiai.sp.gov.br
Assessoria de Imprensa: imprensagmj@gmail.com


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/guarda-municipal/