Com o propósito de ser uma nova forma de cuidar da cidade, integrando a comunidade, a iniciativa privada, o poder público e as organizações, em ações e projetos relevantes para o Município, foi instituída, por meio do Decreto Municipal nº 27.146/2017, a Rede Jundiaí de Cooperação, sob a responsabilidade e coordenação da Unidade de Gestão de Governo e Finanças, a partir da Unidade Central de Parcerias Estratégicas.
Oferecer um espaço confortável, acolhedor e seguro, esse é propósito do projeto que está revitalizando todos os quartos e banheiros do Hospital São Vicente (HSV). Por meio de doações da iniciativa privada e de pessoas físicas, ao todo a ação contempla cerca de 70 unidades, chegando a um montante de R$ 8 milhões. Finalizamos 2022 com 100% do valor captado e no momento estamos com 62 quartos concluídos e quatro em reforma!
O Projeto Mobizika nasceu de uma iniciativa, criada pela Universidade de Delaware nos EUA, na qual carros elétricos de brinquedo são adaptados para que crianças com idade de 1 a 6 anos, com restrição de mobilidade, tenham um auxílio no seu desenvolvimento.
No município, o projeto está sendo desenvolvido de maneira intersetorial e multidisciplinar, com a coordenação do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Jundiaí em parceria com o Hospital Universitário, o Centro Universitário Anchieta, com apoio da prefeitura por meio da Rede Jundiaí de Cooperação e Unidade de Gestão de Promoção à Saúde.
Com foco na educação municipal jundiaiense, o Fundo AWS (Amazon Web Services) disponibilizou, por meio de articulação da Rede Jundiaí de Cooperação, R$ 950 mil contemplando 15 projetos com foco na atuação em unidades escolares da rede escolar nas categorias STEAM – sigla, em inglês, para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática -, além de segmentos como habilidades digitais, inclusão, sustentabilidade e saúde mental.
As ações vão impactar os mais de 32 mil alunos das 104 unidades escolares da rede, e mais de 76 mil pessoas da comunidade local e familiares.
Graças a diversas parcerias entre a Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FUNSS) e da Rede Jundiaí de Cooperação, com empresas da cidade, mais de 500 toneladas de itens diversos chegaram às vítimas da tragédia ambiental do Rio Grande do Sul.
Entre os donativos, foram enviados alimentos não perecíveis, água mineral, colchões, rações para cães e gatos, vestuário, produtos de higiene pessoal e de limpeza, entre outros itens. Mas o olhar também foi direcionado para as crianças.
O brincar é um direito fundamental da infância e faz parte dos pilares da Rede Cidade das Crianças, assim como o direito à Educação e à Cultura. Visando atender as cidades de Canoas e Colinas, Jundiaí – sede brasileira da Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças, movimentou os munícipes para realizarem doações de itens específicos para o público infantil entre 0 a 12 anos, buscando devolver esses direitos às crianças.
Uma parceria firmada com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias possibilitou a entrega de 300 cadeiras de rodas aos pacientes do Núcleo de Assistência à Pessoa com Deficiência (NAPD), zerando a fila que havia na cidade para esse modelo de cadeira de rodas.
Além da entrega dos equipamentos, a ação – viabilizada pela Rede Jundiaí de Cooperação – contou com formação para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais diretamente ligados ao serviço de saúde da cidade para a correta prescrição do equipamento. Com a doação de mais 200 cadeiras, a segunda
fase do projeto já terá início até maio de 2024.
O primeiro ano de participação na rede Mercocidades foi marcado pela aprovação unânime da cúpula para a criação da Unidade Temática (UT) das Infâncias, com Jundiaí como coordenadora do grupo de trabalho. Tanto a adesão do Município à rede quanto a proposta de criação da nova Unidade são iniciativas da Rede Jundiaí de Cooperação.
E 2024 já começou com muita atividade, iniciando os trabalho da UT e com a participação no Encontro de
Coordenação Anual da rede Mercocidades, realizado entre os dias 19 e 20 de março no Edifício Mercosul, em Montevidéu, propondo a realização de um diagnóstico regional sobre políticas para a infância, além da organização de encontros formativos e elaboração de documento para o compartilhamento de boas práticas.
O Programa Jundiaí Cidade das Crianças é um dos focos da Rede de Cooperação em 2023. Iniciamos fazendo um chamado aos supermercados e atacadistas para apoiar as ações do programa e abrir as portas de outros comércios para a causa.
Uma atividade muito importante é o trabalho de ampliação das áreas da infância no Município, que está sendo pensado em conjunto com a iniciativa privada, possibilitando que os bairros mais distantes do centro tenham espaços de brincar livre.
Organizações da Sociedade Civil de Jundiaí e Região passaram por capacitação sobre projetos e captação de recursos, visando a profissionalização e a alta demanda por esse tipo de conhecimento.
O curso “Planejamento e Gestão de Projetos Sociais” fez parte do Programa Mesa Brasil e das ações de valorização social desenvolvidas pelo Sesc São Paulo, e contou com a parceria da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Rede Jundiaí de Cooperação e da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social.
Portfólio de Projetos Mesa Brasil 2022
O FAB LAB é um laboratório de fabricação digital aberto para que estudantes, empresas e a comunidade possam compartilhar conhecimentos e colocar em prática seus projetos e ideias. Ele chegou à Jundiaí como resultado de uma parceria entre a Rede Jundiaí de Cooperação e o SESI, fazendo parte de uma rede com mais de 1700 unidades espalhadas pelo mundo.
A Rede é pautada pelos valores da ética, dignidade, compromisso, transparência, responsabilidade compartilhada, contribuição, solidariedade e união.
➜Unidade Central de Parcerias Estratégicas
Daniele Ruiz
Roseane Cruz
Ana Paula M. M. Bortolossi
E-mail: redecooperacao@jundiai.sp.gov.br
Telefone: (11) 4589-8602 | (11) 4589-8988