Defesa Civil: Jundiaí é pioneira em enviar alerta pelo celular

Publicada em 22/03/2013 às 17:02

Em reunião no auditório do 8º andar do Paço Municipal, a Defesa Civil de Jundiaí iniciou nessa quinta-feira (21) o cadastro de moradores em áreas de risco para recebimento de alerta por meio de mensagem eletrônica pelo celular.

Leia também
Banco de Leite Humano precisa de mais doações

Secretaria segue com reuniões sobre segurança

Pioneiro no Estado, o sistema, determinado pelo prefeito Pedro Bigardi, permite que os moradores tenham tempo suficiente para a tomada de providências que eliminem ou minimizem as consequências mais graves dos desastres, como enchentes e deslizamentos de terra. O alerta será dado por meio de mensagens de texto enviadas para o telefone celular dos moradores cadastrados.

Lideranças dos bairros recebem informações sobre ação inédita da Prefeitura

Lideranças dos bairros recebem informações sobre ação inédita da Prefeitura

O diretor da Defesa Civil de Jundiaí, Eduardo Luiz Carbonari, informou que foram convidados “os líderes das comunidades das áreas de risco, que vieram acompanhados por alguns moradores. A novidade, agora, deverá ser repassadas ao maior número de moradores de cada área. Por isso, os formulários que estão sendo distribuídos devem ser preenchidos e entregues à Defesa Civil o quanto antes”, disse Carbonari.

A exposição sobre o funcionamento do sistema foi feita pelo assessor municipal do órgão, Fernando Sálvia. “Não é necessário responder às mensagens enviadas pela Defesa Civil. Aliás, isso pode ser considerado até proibido, ou seja, as respostas, se enviadas, também serão deduzidas da cota das 50 mil mensagens que constam do pacote contratado”, explicou.

Avaliação
Para Márcio Pentecostes de Souza, vereador e morador em uma das áreas de risco da cidade, a iniciativa é digna de elogios. “A Defesa Civil está de parabéns. Além disso, fico feliz pelo que ouvi agora, que a Defesa Civil tem recebido atendimento de imediato de todas as secretarias municipais”, disse o vereador.

Miguel Arcanjo de Souza, um dos líderes do Núcleo Balsan, também área de risco, depois de parabenizar o trabalho apresentado, informou que “no Balsan, temos um grupo de pessoas que, aos primeiros pingos de chuva, já se mobiliza antes mesmo da chegada da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Agora, com o novo sistema, as informações sobre o perigo serão ainda mais rápidas”, disse Souza.

Também líder de bairro, o Jardim Tulipas, Dorival Benedito Bueno, elogiou a medida. “Ainda temos risco de enchentes e o sistema vai contribuir bastante para evitar prejuízos”, disse.

Já no Jardim Sorocabana, que já recebeu obras anti-enchente realizadas pela atual administração, o sistema também agradou. “A Defesa Civil está de parabéns!”, disse Claudemir Pinheiro, um dos voluntários do Centro Comunitário do bairro.

Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/03/22/defesa-civil-jundiai-e-pioneira-em-enviar-alerta-pelo-celular/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original