Prefeitura vai fortalecer ações dos conselhos municipais

Publicada em 22/03/2013 às 10:57

A maioria dos 24 conselhos municipais está passando por reformulação de composição e precisa da participação da sociedade civil para iniciar as ações na implementação, discussão e proposição de políticas públicas. Os grupos são apartidários e contam também com a participação de membros indicados pelo poder público.

Leia também
Banco de Leite Humano precisa de mais doações
Conselho de Saúde faz eleição em novo local

Eginaldo: “Sociedade tem papel fundamental no desenvolvimento da cidade”

Eginaldo: “Sociedade tem papel fundamental no desenvolvimento da cidade”

A fim de ampliar a ação dos conselhos, o governo está criando mecanismos que irão fortalecê-los, oferecendo suporte operacional e formação dos conselheiros por meio de cursos na Escola de Governo – já programados para o segundo semestre. “Vamos oferecer cursos, desde noções básicas de cidadania até legislação específica por área de atuação”, completa o diretor do Departamento de Apoio a Convênios e Conselhos Municipais, Eginaldo Marcos Honório.

Alguns já iniciaram os trabalhos, porém outros ainda estão à espera da indicação de pessoas da sociedade civil e entidades. “É um trabalho voluntário, que contribui com a construção e o desenvolvimento da cidade”, explica Honorio.

Revisão
Com grande preocupação sobre a atuação dos conselhos, também está prevista a revisão de todos os regimentos internos. O motivo principal é que existem grupos atuando com a mesma legislação há quase 40 anos.

“Juntos iremos criar métodos de trabalho mais eficientes. No Compac (Conselho Municipal de Patrimônio Cultural), criamos o grupo de trabalho que irá verificar os processos e realizar um relatório final que depois será analisado por todos os integrantes. Isso, inclusive, já levou mais agilidade na indicação de imóveis para o processo de tombamento”, explica Eginaldo.

Os interessados em participar dos conselhos podem entrar em contato pelo telefone (11) 4521-8094 ou se dirigir ao Uniconselhos, localizado na rua Petronilha Antunes, nº542, no Centro. O espaço está sendo equipado com toda estrutura para a realização das reuniões.

Conselhos Municipais:

Alimentação Escolar

Desenvolvimento Rural

Direitos da Criança e do Adolescente

Juventude

Gestor da Serra do Japi

Defesa do Meio Ambiente

Idoso

Segurança Alimentar e Nutrição

Cultura

Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra

Pessoas Portadoras de Deficiência Física

Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação

Assistência Social

Habitação

Transparência Pública e Participação Social

Direitos da Mulher

Esportes e Lazer

Turismo

Obras e Edificações

Antidrogas

Relações Internacionais

Educação

Saúde

Patrimônio Cultural

Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/03/22/prefeitura-vai-fortalecer-acoes-dos-conselhos-municipais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original