Criju comemora cinco anos de atenção ao idoso

Publicada em 25/03/2013 às 14:32

Marias, Antonios, Pedros e Anas, entre tantos outros nomes são um pouco das memórias da nossa cidade que, semanalmente, quando os compromissos permitem, marcam presença nas atividades do Criju (Centro de Referência do Idoso de Jundiaí), lá no Complexo Argos.

Leia também
UBS da Agapeama realiza mais um encontro

Aniversário do Criju com direito a bolo e muita animação

Aniversário do Criju com direito a bolo e muita animação

E sábado (23), o dia foi diferente. O serviço, que oferece atividades para a turma da Terceira Idade do município, comemorou 5 anos com a apresentação do músico Toninho Clareti e bolo de aniversário para todos os frequentadores.

A animação era compartilhada pelos funcionários do Criju e pela secretária Marilena Negro, da Semads (Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social). Na hora do “Parabéns a você”, a organização convidou quem tinha mais de 80 anos para subir ao palco e assoprar a velinha e 31 representantes da melhor idade fizeram questão de participar.

Entre muita gargalhada e conversas de salão, os frequentadores se organizaram para provar o bolo que era servido no salão anexo, enquanto alguns casais não dispensaram o espaço para fazer evoluções ao som de Clareti. Ênio Biaggio, 81 anos, acompanhado de Edna Mantovani, de 73, foi um dos que permaneceram dançando. Além do ritmo cadenciado em passos precisos, a dupla não economizava os olhares apaixonados.

Ênio e Edna: namoro de 8 anos e frequentadores assíduos

Ênio e Edna: namoro de 8 anos e frequentadores assíduos

“Estamos juntos há oito anos. Sempre que a agenda permite e não temos outros compromissos marcamos presença aqui no Criju. Frequentamos também o Grêmio CP”, comentou Ênio. Sobre o relacionamento, não pensam em casamento. Estão aproveitando o que a vida tem de melhor: a alegria e a boa companhia.

Diva e Valdir Fregni, sempre envolvidos com as ações culturais na cidade, também foram ao Criju. “Sempre que temos um tempinho, nós prestigiamos”, acrescenta Valdir. Ambos completam 70 anos de vida em 2013 – destes, eles se conhecem há mais de 50 anos. “Foram 10 anos de namoro. Eu não gosto de enrolação, por isso já marquei logo a data”, brinca o marido. Mesmo assim, Diva reforça o amor e carinho que tem por Valdir.

Futuro
Marilena Negro pensa no futuro do Criju. A Semads analisa a descentralização, expandindo as atividades para os bairros. O maior desafio está no local para que aconteçam as ações. “Estamos pensando em fazer caravanas nos bairros para estimular a vinda dos idosos aqui para o Criju. Mas queremos criar espaços de convivência espalhados pelas regiões da cidade, além de organizar as oficinas. No entanto, tudo será feito de acordo com as necessidades deles”, disse.

A Semads, segundo Marilena Negro, também quer abrir espaço para que as famílias destes idosos participem das atividades do Criju. “Um outro projeto que deve começar em breve é do revezamento de entidades sociais participarem nos dias de baile, oferecendo lanches rápidos”, finalizou Marilena Negro.

Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/03/25/criju-comemora-cinco-anos-de-atencao-ao-idoso/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original