Conselho de Saúde é renovado em eleição
Publicada em 27/03/2013 às 20:21Com participação expressiva de 400 inscritos, o Comus (Conselho Municipal de Saúde) elegeu a nova composição para o mandato bienal que segue até março de 2015. O evento, transferido do Complexo Argos para o Parque da Uva afim de melhorar as condições dos participantes, aconteceu na noite de terça-feira (26).
Leia também
Prefeitura prepara ação intensiva contra a dengue
Os representantes de segmentos foram os primeiros a serem definidos com Jurandir Aparecido Franco e Waldemar Siqueira de Melo (sindicatos exceto de saúde), Francisco Cosimatti (entidades comunitárias de bairros), Francisco Delgado Moreno (demais associações), Osvaldo Cosmo (portadores de deficiência), Rita Inês Sousa Marques (entidades que desenvolvem atividades de saúde), Ana Rita Bertollini Vassão, Cinara Fredo, Giulliano Araújo Spiandorim e Romana Marx Pessoa (servidores públicos de saúde), Aneres Fernandes de Matos e Lívia Maria Castro Siqueira (sindicato ou associação com participação na saúde).
Os usuários ou conselhos gestores, que reuniram quase 300 votantes, ficaram representados com Célia Regina de Moura Silva, Donizetti Aparecido dos Santos, Agostinho Geraldo Rocha Moretti e Francisco Luiz Menezes Silva, mais suplentes.
Pelas entidades filantrópicas ficou Lourdes de Fátima Feitoza Vieira Chaves, sem inscritos nas vagas de portadores de patologias, de hospitais filantrópicos e de serviços de saúde com fins lucrativos.
“O conselho é uma conquista muito grande da cidade. Eu ajudei a criá-lo em 1992, ao lado de nomes como Antonio Galdino e outros. Ele foi importante para garantirmos recursos federais para Jundiaí em casos onde havia alguma disputa política, inclusive indo até Brasília nesses casos”, afirma Chico Delgado, que representa a Associação dos Aposentados.
Inspiração
Para o coordenador de conselhos e convênios da Casa Civil, Eginaldo Honório, o Comus é uma caso de inspiração para os demais espaços do tipo.
“Temos mais de 25 conselhos, mas estimular a participação da sociedade civil nem sempre é fácil. Mas esse tem disputa, tem participação. E o ambiente está muito pacífico”, afirma.
Os motivos são variados. Para Aristides Pretti, a inscrição para participar foi estimulado por amigos do bairro da Colônia. Para Ivone Alves Stephano, do bairro Jardim do Lago, o motivo é a visão de que a saúde depende da organização de todos.
“E o conselho faz essa fiscalização do bom uso dos recursos, assim como aqueles de cada unidade”, diz.
Já a forte presença da Agapeama foi explicada por Eduardo Calandrelo como um meio de garantir o bairro no conselho. E a moradora Vânia Carra Carpi, também da mesma região, detalha que considera importante ter uma pessoa de contato no sistema de saúde.
O conselho teve posse imediatamente após a eleição pelo secretário de Saúde, Cláudio Miranda, que pelo cargo preside legalmente a instância deliberativa. “O SUS prevê essas instâncias desde as unidades básicas e isso garante uma boa participação social na gestão”, afirma.
Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Dorival Pinheiro Filho
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
-
01/12/2024
Emoção e conscientização marcam evento do Dia Mundial de Luta contra a AIDS
-
30/11/2024
Jundiaí realiza Dia D de mobilização contra a dengue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original