Padre jundiaiense acompanha escolha do Papa em Roma

Publicada em 14/03/2013 às 18:57

Eram aproximadamente 20 horas em Roma, na Itália. Em Jundiaí, passavam dez minutos das 14 horas de quarta-feira (13). Os olhares da comunidade católica mantinham-se atentos na direção da Praça de São Pedro, no Vaticano, onde a fumaça branca do Conclave indicava que a Igreja Católica já possuía um novo sumo pontífice.

Leia também
Hospital São Vicente ganha capelania

“Senti a emoção do povo todo que estava lá”, afirmou o padre

“Senti a emoção do povo todo que estava lá”, afirmou o padre

Pela televisão, podia-se ver o lugar tomado por um tapete humano, formado por mais de 50 mil fiéis, que dava um colorido especial à noite fria e chuvosa da capital italiana. No meio daquela multidão, um jovem padre de Jundiaí acompanhava cada detalhe da história que se anunciava.

Ivan de Oliveira acompanha de perto a escolha do argentino Jorge Mario Bergoglio

Ivan de Oliveira acompanha de perto a escolha do argentino Jorge Mario Bergoglio

“Com grande alegria eu estava na Praça de São Pedro e presenciei tudo bem de pertinho. Senti a emoção do povo todo que estava lá. Num primeiro momento, nos assustamos porque não conhecíamos o novo Papa que foi anunciado. Mas, depois, ficamos numa alegria celestial”, conta Ivan de Oliveira, 32 anos.

Padre há seis anos, com passagem pelo Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, na Vila Rami, Ivan desembarcou em Roma em agosto de 2012 para um período de estudo litúrgico.

À época, não lhe passava pela cabeça que presenciaria a renúncia de Bento XVI e, por conseguinte, a nomeação de um novo Papa. “Tudo foi uma grande surpresa. A renúncia, o Conclave, o anúncio do Papa Francisco. A experiência foi ótima, pude acompanhar tudo em detalhes.”

O padre jundiaiense conta que seu retorno está previsto apenas para 2015, quando finalizar os estudos. “Sinto saudades da cidade, principalmente da minha mãe, das minhas duas irmãs e dos meus quatro sobrinhos que moram em Jundiaí”, diz.

Sobre o que a escolha do Papa argentino pode representar para o Brasil, padre Ivan mostra-se entusiasmado. “Com certeza o novo Papa também terá um olhar todo carinhoso para a América Latina. Conhece bem a realidade dos nossos povos”, finaliza.

Por Thiago Secco
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/03/14/padre-jundiaiense-acompanha-escolha-do-papa-em-roma/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original