Secretaria de Cultura comemora o Dia do Teatro e Circo

Publicada em 24/03/2013 às 16:16

Na próxima semana, entre os dias 25 e 28 de março, a Secretaria de Cultura vai promover a Semana do Teatro e Circo, com várias atrações por toda a cidade.

Na ocasião, serão apresentadas peças de teatro, oficinas para atores e palestras sobre temas específicos e de interesse cultural. Uma das palestrantes é a bailarina argentina Blanca Rizzo, professora da Universidade IUNA de Artes Dramáticas. Blanca irá lecionar duas oficinas para atores e bailarinos na terça (26), das 14h às 21h, na Pinacoteca.

Leia também
Coreógrafa argentina visita Coordenadoria da Mulher

Polytheama
No Teatro Polytheama, a cantora Dandara Modesto apresenta a oficina “Canto para o Ator”, na quinta (28), das 14h às 16h. O Circo Escola Picadeiro traz a história do circo para sua palestra, que toma o palco do teatro das 17h às 19h. O ator Flávio Guarnieri finaliza o ciclo de palestras do dia com “Um homem do Teatro”, das 20h30 às 22h30.

A peça teatral Yerma, promovida pela Secretaria de Cultura, também será destaque, com apresentação no Teatro Polytheama na quarta-feira (27), às 20h.

Outras intervenções artísticas acontecem pela Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz), além de mais ações nos bairros, com apresentações de trupes de teatro. “Vai ser um grande evento, irá movimentar toda a cidade”, declarou o Secretário de Cultura Tércio Marinho.

A data de comemoração ao Dia do Teatro e Circo é 27 de março, porém os motivos para a homenagem são distintos. A data foi criada pelo Instituto Internacional do Teatro. Neste dia foi inaugurado o Teatro das Nações, em Paris. Já o dia do circo foi criado em homenagem ao palhaço Piolim, ícone da arte no País.

Expresso Cultural
Outra novidade é o Expresso Cultural. Cinco ônibus vão pegar os moradores nos bairros e levá-los ao Teatro Polytheama. Este projeto é uma realização da Diretoria de Ação Comunitária e Diretoria de Teatro, organizada pelas diretoras Eliane Silva Pinto e Carla Pagani.

O Expresso sairá dos bairros: Eloy Chaves, Vila Rami, Vila Rio Branco, Vila Progresso e Vila Hortolândia. O transporte chegará aos bairros no dia 27/3, às 19h. Antes da partida, apresentações artísticas vão ocorrer nos pontos de encontro previamente localizados nos bairros. O destino final é Polytheama, que apresentará a peça Yerma.

Eloy Chaves, praça das Mães: Trupe Artenativa, às 18h

Vila Rami, praça José André Filho: Cia na Ponta da Língua, às 18h

Vila Rio Branco, praça Barão do Rio Branco: Cia Tão Distante, às 18h

Vila Progresso, praça Getúlio Vargas: Cia Tão Distante, às 18h

Vila Hortolândia, praça Joaquim Soares de Lemos: Trupe Pling, às 18h


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/03/24/secretaria-de-cultura-comemora-o-dia-do-teatro-e-circo/
Leia mais sobre