Cultura reúne artistas para discutir políticas públicas
Publicada em 26/03/2013 às 13:58Mais de 100 pessoas ligadas aos diversos segmentos culturais da cidade estiveram reunidas na noite de segunda-feira (25), no Teatro Polytheama, atendendo ao convite do secretário municipal de Cultura, Tércio Marinho.
Leia também
Secretaria de Cultura comemora o Dia do Teatro e Circo
Como pauta, o encontro informou as ações da pasta nos primeiros dois meses da administração e ouviu dos artistas e interessados no tema as sugestões e propostas para a construção de uma política pública que venha a contemplar as necessidades não só da classe, mas também para a comunidade.
Segundo o secretário, o encontro informal serviu ainda para que os diretores da Secretaria de Cultura pudessem se apresentar e abordar os planos de suas diretorias para 2013. “Abrir um canal para o debate é nossa proposta. Reuniões trimestrais serão importantes para juntos construirmos as ações da Secretaria e intensificar o trabalho das diversas comissões municipais e o próprio Conselho Municipal de Cultura”, destacou Tércio.
Durante o encontro, temas como Agenda de Eventos, Virada Cultural, Festival de Dança, Música, Mostra de Teatro, Oficinas e Workshops, visando investir na profissionalização dos artistas, foram destacados pela equipe da Cultura. Também foi abordada a questão da recuperação da Sala Glória Rocha, adequando-a nas questões de segurança e acessibilidade universal, a conclusão das obras do Teatro Polytheama e a manutenção estrutural.
“São vários os desafios. Temos um orçamento de R$ 12 milhões, com mais da metade comprometida com folha de pagamento. O que sobra é insuficiente para manter toda a programação já existente, elaborar outras ações e ainda apoiar os novos projetos que diariamente são encaminhados pela classe artística ou agentes culturais para a secretaria”, destacou Tércio.
Na reunião também foram apresentadas as ações para viabilizar o projeto de lei do Fundo Municipal de Cultura, o processo de análise e o estudo para adequar o Complexo Fepasa como sede da Secretaria de Cultura e a necessidade da atualização cadastral dos artistas da cidade, para que desta forma seja possível promover o profissional local.
Por Denise de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original