Ação leva tranquilidade à Zona Leste

Publicada em 04/04/2013 às 19:35

Uma ação integrada da Guarda Municipal de Jundiaí e da Secretaria Municipal de Serviços Públicos levou tranquilidade aos moradores de uma área próxima à entrada do Jardim São Camilo – Zona Leste da cidade. O local, uma encosta coberta por uma grande mata, foi transformado em ponto de consumo de drogas desde o ano passado. No local também havia acúmulo de lixo.

Leia também
Serviços Públicos realiza melhorias em calçadas

Havia até barracos no local

Havia até barracos no local

Uma equipe de 20 homens, coordenada pela Secretaria de Serviços Públicos, com o apoio da Guarda Municipal, atua desde quarta-feira (3) com um trabalho de triagem do pessoal encontrado ali e a realização de uma grande limpeza de toda a área.

Na abordagem da GM, foram encontrados 20 moradores em situação de rua, que, após triagem e levantamento junto a arquivos da Polícia, constatou-se serem, na maioria, oriundos de outros municípios e muitos com problemas com a Justiça.

Situação
Após a ação policial, foram iniciados os trabalhos de limpeza do local. De acordo com Nilceu dos Santos, coordenador de equipe da empresa Tejofran (que auxilia na limpeza), três caminhões cheios de lixo devem ser retirados dali até o final da ação – prevista para terminar nesta sexta-feira (5).

Segundo Nilceu, na medida em que o mato ia sendo cortado, o lixo era descoberto. “Há de tudo aqui, desde colchões, sofás, roupas velhas, lixo orgânico e até fezes. Alguns barracos de lona também foram derrubados”, informou o coordenador.

Um dos problemas verificados no local é que os sacos de lixo são recolhidos pelos usuários de drogas pelas ruas onde passam e transportados para o meio do mato. Ali eles escolhiam o que interessava. “O resto eles deixavam jogado, o que criou um verdadeiro lixão”, comentou Nilceu.

O corte do mato e a limpeza darão mais tranquilidades aos moradores do entorno, já que essa ação deverá desestimular a presença de andarilhos e usuários de drogas.

Acúmulo de lixo também é um problema

Acúmulo de lixo também é um problema


Ação

A intervenção do governo municipal no combate e na prevenção contra as drogas, principalmente o crack, foi deflagrada no final do mês passado. Foi nesta data que o prefeito Pedro Bigardi assinou o decreto municipal 24.312, estabelecendo as diretrizes para formação de um conselho gestor para coordenar todas as ações a serem implementadas com o objetivo de atuar firmemente contra as drogas.

O decreto dispõe sobre a criação do Comitê Local de Gestão do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. As atividades serão coordenadas pela Semads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), que contará com representantes de outras cinco secretarias (Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Planejamento e Meio Ambiente e Casa Civil), além da Guarda Municipal, da Coordenadoria Especial da Promoção de Políticas Públicas de Igualdade Racial e da Fumas (Fundação Municipal de Ação Social).

O comitê iniciará efetivamente a articulação de ações voltadas à prevenção do uso, tratamento e reinserção social dos usuários de crack e drogas diversas. Vale ressaltar que os trabalhos contemplarão a participação dos familiares , assim como o envolvimento da comunidade será de fundamental importância na consolidação dos resultados.

Por Alcir de Oliveira
Fotos: arquivo – PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/04/acao-integrada-da-gm-e-servicos-publicos-leva-tranquilidade-a-zona-leste/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original