Oficina de Redação reúne funcionários da TVE

Publicada em 09/04/2013 às 18:28

Conhecer as regras da grafia das palavras e as novas expressões, revisar o uso da crase, do hífen, abreviaturas… tudo é importante para se escrever corretamente. Por isso, a TV Educativa promoveu, nesta terça-feira(9), uma Oficina de Redação para a equipe de jornalistas, produtores e diretores. No comando esteve o professor de Língua Portuguesa, Fernando Pellegrini Bandini.

Bandini: “Língua falada é mais aceita, porém a escrita é mais rígida”

Bandini: “Língua falada é mais aceita, porém a escrita é mais rígida”

A equipe não só esteve atenta a cada detalhe da como tirou dúvidas do uso correto de regras gramaticais e a nova ortografia. O professor Bandini explicou que a língua falada é diferente da escrita. “A língua falada é mais aceita, porém a língua escrita é mais rígida. São dois universos diferentes e a língua está sempre em expansão e tem um dinamismo extraordinário.”

Bandini explicou que o erro mais comum das pessoas não está na grafia das palavras, mas, sim, na clareza do texto. “O texto deve ser coeso, claro e organizado. E há dificuldades nesse sentido. As pessoas não devem ter vergonha de perguntar quando têm dúvida”, completou.

Atualizar
A Oficina de Redação é o primeiro evento que a TVE realiza para dar à equipe a oportunidade de atualizar os conhecimentos. O superintendente da emissora, jornalista Thiago Godinho, lembra que “a área de Comunicação é muito dinâmica e evolui rapidamente, por isso é preciso manter o pessoal sempre capacitado para desenvolver as funções”.

O diretor de Jornalismo da TVE, Rafael Zochetti, também considera fundamental acompanhar as modificações e atualizações que surgem nas regras ortográficas. “Os jornalistas têm de estar atentos às regras para produzir textos claros, com ideias organizadas, para falar de forma correta e informar bem. A TVE não deixou por menos e a equipe aproveitou muito a oportunidade de tirar dúvidas com o professor Bandini.”

Por Rosana Pagano


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/09/oficina-de-redacao-reune-funcionarios-da-tve/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original