Prefeito apresenta os desafios do BRT em Jundiaí

Publicada em 10/04/2013 às 20:26

A mobilidade urbana de Jundiaí é um dos grandes desafios da nova administração. O sistema viário precisa ser repensado e, entre os investimentos, recentemente, o prefeito Pedro Bigardi recebeu do Governo Federal a liberação de R$ 106 milhões para a implementação do BRT (Bus Rapid Transit). Apesar das alterações necessárias no projeto, que já estava em Brasília, o chefe do Executivo viajou na semana passada para as cidades de Bogotá e Cáli, na Colômbia, para conhecer a aplicação funcional deste equipamento público.

Leia mais
O BRT ponto a ponto

Prefeito faz balanço dos três meses de governo
Secretário de Educação fala sobre a pasta
Em busca da liberdade sobre duas rodas

Secretários e diretores acompanharam a apresentação

Secretários e diretores acompanharam a apresentação

Na tarde desta quarta-feira (10), o prefeito apresentou para a imprensa detalhes sobre a visita até as cidades colombianas. Acompanhado dos secretários Dinei Pasqualini (Trânsito) e Cristiano Guimarães (Comunicação), que também foram até Bogotá, explicou sobre os diversos aspectos que envolvem o BRT, tanto na questão de mobilidade como social.

Segundo Bigardi, o sistema em Bogotá está bem adiantado. “O estudo para a sua implantação demandou quatro anos e quando foi colocado em prática, somente 1 quilômetro de demonstração foi apresentado à população. Já em operação há 10 anos, integra diversos ramais com pré-pagamento de embarque em mini-estações”, comentou.

No caso de Cáli, o prefeito comentou que ainda está em processo de transição, pois o sistema não está em total operação. “O detalhe de ambas as cidades é que ele tem uma sequência de prioridades: pedestres, ciclistas, transporte coletivo e só então o transporte geral (veículos particulares).” Os ciclistas, inclusive, integram o sistema com estacionamentos para as suas bicicletas em todas as mini-estações.

Por Édi Gomes
Colaborou Niza Souza
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/10/prefeito-apresenta-os-desafios-do-brt-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original