Sarau: Ação comunitária começa na Vila Vilma

Publicada em 15/04/2013 às 17:30

Uma roda de capoeira de alto nível marcou, na tarde de domingo (14), a abertura do primeiro sarau do Barracão Cultural Idalina, na Vila Vilma, região do Anhangabaú. Para a Secretaria de Cultura, que apoiou o evento, identificar as iniciativas culturais que já existem na cidade é uma das metas da nova diretoria de Ação Comunitária.

Leia também
Solar do Barão apresenta ‘Autorretrato’

Mestre Pássaro: “A capoeira integra algo maior, que é a cultura brasileira”

Mestre Pássaro: “A capoeira integra algo maior, que é a cultura brasileira”

“Não queremos reinventar a roda. É preciso valorizar os moradores que buscam desenvolver projetos culturais”, explica a diretora Eliane Silva, que também é praticante da modalidade.

Em termos financeiros, o investimento é baixo como, por exemplo, o empréstimo de equipamentos de projeção para filmes, que voltam a ser exibidos no local na próxima sexta (12).

O coordenador do espaço, que fica lotado com 40 pessoas, é o professor, músico e comerciante Jarbas Francisco, o “Mestre Pássaro”. “A capoeira integra algo maior, que é a cultura brasileira. Por isso também escolhemos mostrar apenas filmes do nosso País, que fazem parte disso. E esperamos que o reconhecimento ao trabalho de moradores cresça na cidade”, afirmou.

Pontos
O conceito de pequenos espaços de criação identificados na própria comunidade é semelhante ao dos “Pontos de Cultura”, criados no Ministério da Cultura durante a gestão do ministro Gilberto Gil.

Roda de capoeira: integrando a comunidade

Roda de capoeira: integrando a comunidade

Para o diretor de Cultura, Eufradísio Modesto, o destaque deve ser dado “menos aos cargos e aos projetos fechados” e mais para o respeito à cidade e para a própria arte.

Como dizia uma das canções que embalaram os movimentos da roda de capoeira, “nem tudo que reluz é ouro, nem tudo que balança cai”, depois seguida por músicas e declamações.

O barracão funciona na rua General Martins Francisco Cruz, 96.

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/15/sarau-acao-comunitaria-comeca-na-vila-vilma/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original