Mais de 20 mil já foram vacinados contra a gripe

Publicada em 20/04/2013 às 18:00

O dia foi de muito trabalho para as equipes da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde, no chamado “dia D” da vacinação contra a gripe H1N1 em Jundiaí. Segundo boletim divulgado no fim da tarde deste sábado (20), foram vacinadas 20.314 pessoas dos grupos considerados de risco. “O número é muito bom, mostra uma boa adesão à campanha. Em seis dias, vacinamos quase 30% da população de risco”, avalia a enfermeira Maria do Carmo Possidente.

Mais
Dengue: Aqui, Não!
Fumas apresenta panorama à secretária nacional
Campanha contra a gripe aposta no ‘Dia D’

Número de gestantes que procuraram a vacina superou expectativa

Número de gestantes que procuraram a vacina superou expectativa

O reforço na campanha deste sábado contou com todas as 36 unidades básicas de saúde, um posto de atendimento no Calçadão da rua Barão de Jundiaí, no Centro, que funcionou no período da manhã, e outro no Complexo Argos, na parte da tarde, durante o tradicional baile do Criju (Centro de Referência do Idoso de Jundiaí).

No Centro, a surpresa foi o número de gestantes que tomaram a vacina. “É uma demanda espontânea, mas muito importante”, explica a enfermeira Maria Carolina Vincoletto.

Meta
A campanha começou no dia 15 e vai até a próxima sexta (26). A meta é vacinar 70 mil pessoas na cidade, que fazem parte dos grupos de risco. Até agora, foram vacinados 39,7% do grupo de mulheres “puerpéreas” (até 45 dias após o parto), 32,7% dos idosos com mais de 60 anos, 25% das crianças (de 6 a 23 meses) e 22,5% das gestantes (em qualquer período gestacional).

“Se atingirmos 80% da meta já conseguimos praticamente tirar o vírus de circulação, protegendo, assim, o restante da população”, explica Maria Carolina, lembrando que o problema não é a gripe, mas as consequências dela, como a pneumonia.

Santo Gropelo: “Tem de cuidar da saúde”

Santo Gropelo: “Tem de cuidar da saúde”

No Criju, bastou um aviso do locutor para a fila se formar em frente ao posto de vacinação.

“Eu tomo a vacina todo ano e ajuda muito. Tem de cuidar da saúde”, ensina o aposentado Santo Gropelo, 81 anos, frequentador assíduo do baile.

Assim como a aposentada Antonia Torres de Souza, 73 anos, que começou a ir ao baile por orientação médica.

“Eu estava com depressão e o médico mandou eu vir me divertir. Já melhorei bastante. E não deixo de tomar a vacina da gripe. É importante.”

A vacinação prossegue nesta segunda (22), em todas as unidades de saúde, todos os dias, das 8h às 17h. Além das UBS, até quinta-feira haverá postos no Calçadão da rua Barão, em frente à Casa da Cultura, das 8h30 às 16h, e na Coopercica da Vila Rami, das 8h30 às 11h.

“Pessoas acamadas podem receber a vacina em casa. Basta fazer o agendamento na unidade de saúde mais próxima”, destaca Maria Carolina. Os portadores de doenças crônicas também podem ser vacinados, mas com prescrição médica.

Por Niza Souza
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/20/mais-de-20-mil-ja-foram-vacinados-contra-a-gripe/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original