Campanha contra a gripe aposta no ‘Dia D’

Publicada em 19/04/2013 às 16:39

Neste sábado (20) acontece o grande esforço de prevenção contra a gripe H1N1 em Jundiaí, que vai deixar de plantão as 36 unidades de saúde e ainda duas equipes de plantão no Centro e no Complexo Argos para o atendimento exclusivo a idosos.

Mais
Prefeito tem sinal verde para a terceira UPA
Fundo Social recebe 350 quilos de alimentos do Uirapuru

Finanças começa a discutir Plano Plurianual

O boletim parcial da Vigilância Epidemiológica mostra que os primeiros quatro dias de vacinação, entre segunda (15) e quinta-feira (18), chegaram a 7.399 idosos (14,7% do grupo), 113 mulheres “puerpéreas” de até 45 dias depois do parto (16,9% do grupo), 743 crianças de 6 meses a 2 anos (9,2% do grupo) e 337 mulheres gestantes (8,4% do grupo).

Equipes estarão a postos nas UBSs, Complexo Argos e Centro da cidade

Equipes estarão a postos nas UBSs, Complexo Argos e Centro da cidade

“O esforço conjunto neste sábado é o momento de maior conscientização sobre a importância da vacina”, explica o secretário Cláudio Miranda.

A rede de UBSs e PSFs nos bairros vai funcionar neste sábado, das 8h às 17h, exclusivamente para a vacinação de todos os grupos. No Centro, um posto avançado para os idosos vai funcionar no Calçadão da rua Barão de Jundiaí, em frente à Casa da Cultura, das 9h às 12h.

Durante a tarde, eles também podem ser vacinados no Criju (Centro de Referência do Idoso), no Complexo Argos, das 14h às 16h.

A campanha prossegue de segunda-feira (22) a sexta-feira (26), em toda a rede de UBSs e PSFs, das 8h às 17h. O posto adicional no Calçadão da rua Barão de Jundiaí, no Centro, também vai funcionar de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 16h.

Os portadores de doenças crônicas também podem ser vacinados, mas com prescrição médica.

De acordo com a enfermeira Maria do Carmo Possidente, da Vigilância Epidemiológica, os dados de Jundiaí sobre casos da gripe Influenza (H1N1) não refletem a realidade. “Desde 2010 passaram a ser notificados apenas os casos graves. Naquele ano, com o surgimento do novo tipo de vírus e a notificação compulsória, tivemos 106 casos positivos”, relembra.

Com a mudança de orientação do Ministério da Saúde para somente os casos graves serem notificados, houve quatro casos positivos em 2011 e outros quatro positivos em 2012.

A Secretaria de Saúde estimula os cidadãos, os profissionais do setor e os meios de comunicação a reforçarem a recomendação de vacina para os grupos vulneráveis envolvidos nesse esforço.

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/19/campanha-contra-a-gripe-aposta-no-dia-d/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original