Campanha foca atenção na saúde bucal

Publicada em 23/04/2013 às 18:17

A Secretaria de Saúde aproveita a campanha de vacinação contra a gripe influenza para reforçar a campanha pela saúde bucal dos idosos, que acontece até sexta-feira (26).

Mais
Prefeitura anuncia reabertura da UBS Pitangueiras

Campanha de saúde bucal atende idosos em 22 UBSs

Campanha de saúde bucal atende idosos em 22 UBSs

Em Jundiaí, 22 UBS (unidades básicas) e de saúde da família (PSF) estão promovendo exames preventivos para as pessoas com mais de 60 anos de idade.

“Não descartamos a importância do autoexame para a detecção precoce de possíveis lesões, mas a orientação está sendo feita em todas as unidades que contam com equipes do setor. Também estão sendo feitos exames em pacientes de casas de repouso”, afirma Jane Rodrigues de Campos Tonetti, coordenadora de saúde bucal.

Na ação promovida em 2012, foram examinadas 2,3 mil pessoas desta faixa etária e 39 delas foram encaminhadas ao atendimento especializado com suspeita de malignidade. No total, cinco casos foram confirmados.

Neste ano, apenas até o sábado (20) foram atendidos na campanha de vacinação mais de 17 mil pessoas e parte delas esteve em unidades com equipes de saúde bucal.

As unidades que fazem o atendimento bucal são: UBS Agapeama, UBS Vila Aparecida, UBS Caxambu, UBS Colônia, aUBS Fazenda Grande, UBS Guanabara, UBS Ivoturucaia, UBS Jundiaí Mirim, UBS Morada das Vinhas, UBS Novo Horizonte, UBS Retiro, UBS Vila Rio Branco, UBS Vila Rui Barbosa, UBS Jardim Tamoio, UBS Jardim São Camilo, UBS Jardim Santa Gertrudes, UBS Jardim Tulipas, UBS Jardim Sarapiranga, UBS Parque Centenário, USF Rio Acima, USF Vila Ana e USF Vila Esperança.

Os casos suspeitos são encaminhados para as unidades de referência formadas pelo CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) e UBS Fazenda Grande.

Para a realização do exame de prevenção e diagnóstico é verificado na boca do paciente a presença de feridas, verrugas, manchas ou outras alterações.

Entre os fatores de risco de câncer bucal estão a falta de higiene, a má alimentação, o consumo abusivo de álcool ou tabaco e o excesso de exposição solar sem protetores.

Por Emerson Moura Leite
Fotos: divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/23/campanha-foca-atencao-na-saude-bucal/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original