Coordenadoria faz balanço positivo de campanha

Publicada em 30/04/2013 às 18:17

Um total de 50 emissões da chamada multa moral e motoristas mostrando arrependimento por atitudes que não deveriam ter tomado. Assim terminou, nesta terça-feira (30), a campanha Estacione Consciente, uma das atividades da Semana Municipal da Pessoa Deficiente, realizada por meio da Coordenadoria da Pessoa Deficiente.

Mais
Semana da Pessoa com Deficiência segue com ações

A cadeira de rodas no lugar do carro: um apelo que funcionou durante a campanha

A cadeira de rodas no lugar do carro: um apelo que funcionou durante a campanha


De acordo com o titular da Coordenadoria, Reinaldo Fernandes, a campanha surpreendeu pela forma como os motoristas, em sua maioria, reagiram às advertências feitas durante os flagrantes de uso irregular das vagas especiais de deficientes ou idosos. “Todos levaram pelo lado do bom humor e assimilaram com facilidade a nossa intenção, que é buscar o respeito por aqueles que têm um direito em função das dificuldades físicas”, disse.

Ao todo, 50 emissões da multa moral foram feitas nos locais onde ocorreram as ações de conscientização. “Nas áreas de estacionamento em geral, quem utilizou as vagas indevidamente recebeu multas de verdade e elas continuam acontecendo, pois a fase de orientação já passou”, anunciou o coordenador.

Reinaldo explicou que as desculpas das pessoas abordadas nas ruas são sempre iguais. ‘Rapidinho, já volto’, ‘Só um minutinho’ ou ‘Nem reparei’ foram frases muito ouvidas durante as ações da Coordenadoria, realizadas no Centro, no entorno do Fórum, na Vila Hortolândia, no Maxi Shopping e, nessa terça-feira, último dia, na Vila Arens.

Stela, Marcos, Sueli, Wellington e Reinaldo: equipe integrada nas ruas

Stela, Marcos, Sueli, Wellington e Reinaldo: equipe integrada nas ruas

Dificuldade
Segundo o coordenador, estacionamentos de shoppings, lojas e supermercados não estão ao alcance da ação dos agentes de trânsito, o que dificulta uma ação punitiva. No entanto, as equipes foram convidadas a fazer o trabalho de orientação dentro de alguns estabelecimentos, exatamente para ampliar os resultados da campanha. “Por isso, a cooperação da Associação Comercial Empresarial de Jundiaí foi muito importante”, agradeceu Reinaldo.

O coordenador lembra, ainda, que a campanha termina, mas o trabalho da Coordenadoria da Pessoa Deficiente, no sentido de fiscalizar o respeito às vagas especiais, continua o ano todo. Além de atuar pontualmente em algumas situações, como as denúncias que podem ser feitas ao órgão, a Coordenadoria fará um trabalho junto às autoescolas da cidade, para que esse hábito de respeito seja parte da formação dos novos motoristas. “Temos material para distribuir a quem se interessar e também podemos fazer palestras quando necessário”, disse Reinaldo.

Para o sucesso da campanha, contribuíram a Secretaria de Transportes, a Guarda Municipal e a Secretaria de Comunicação da prefeitura, que cuidou de todo o material impresso e a divulgação das ações.

Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/30/coordenadoria-faz-balanco-positivo-da-campanha-estacione-consciente/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original