Gravidez na adolescência e apoio às gestantes é tema de ação
Publicada em 30/04/2013 às 18:34Gravidez na adolescência. Esta é uma das preocupações do Comitê Técnico Municipal do Projeto Intersetorial de Desenvolvimento Infantil, que realizou, na segunda-feira (29), reunião no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Novo Horizonte, com os membros do grupo e profissionais da região, para definir estratégias de apoio às gestantes e os jovens, em geral, sobre o assunto.
Mais
Coordenadoria faz balanço positivo de campanha Estacione Consciente
Prefeito participa de reunião do Coletivo Vetor Oeste
Prefeitura chega a 200 mil m² de novo asfalto neste ano
“Iremos trabalhar em parceria com as escolas onde estão estes jovens, oferecendo aos profissionais informações e dados para que possam auxiliar e sensibilizar os alunos sobre a prevenção da gravidez, doenças sexualmente transmissíveis e toda a responsabilidade que é cuidar de uma criança”, explica Ruthnéia do Nascimento, do Núcleo Técnico de Estratégia da Semads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social).
A Secretaria de Saúde informou que em 2012 foram registradas três gestantes de até 14 anos de idade e outras 64 entre 15 e 19 anos, do total de 304 gestantes na região do Novo Horizonte.
“Vamos oferecer apoio em outras regiões que contam com a atuação do CRAS, para que os profissionais possam trabalhar com os jovens e também com as famílias”, afirma a coordenadora de pediatria da Secretaria de Saúde, Maria Aparecida Ribeiro da Costa.
Segundo ela, é preciso estimular a autoestima dos jovens, fortalecer a continuidade da educação e trabalhar a perspectiva de vida dos adolescentes, que veem na maternidade um projeto de vida. Nas próximas semanas, o Comitê irá se reunir com profissionais do Jardim Santa Gertrudes, Jardim Tamoio e São Camilo.
O Comitê
O Programa de Desenvolvimento Infantil integra as áreas social, de saúde e de educação. Surgiu a partir do interesse intersetorial e do apoio da gestão municipal em implantar uma política pública voltada ao fortalecimento da atenção à criança (da gestação até os 3 anos de idade) com o objetivo de promover o desenvolvimento integral, incorporando conceitos de desenvolvimento infantil com ênfase nas relações interpessoais iniciais, através de parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.
De acordo com a entidade, os primeiros anos de vida das crianças são fundamentais para estabelecer os alicerces de suas aquisições futuras. Pesquisas indicam que investimentos realizados para a melhoria das condições de vida nesse período possibilitam a criação de sociedades mais harmônicas e acolhedoras e menos desiguais.
Por Flávia Alves
Fotos: Paulo Grégio
-
03/01/2025
Governo inicia visitas às Unidades de Gestão para diálogo com os servidores
-
31/12/2024
Jundiaí tem mais de 60 crianças estrangeiras na rede municipal de ensino
-
28/12/2024
Hospital São Vicente tem 100% dos quartos das enfermarias reformados pelo projeto “Acolha um Quarto, Conforte Vidas”
-
28/12/2024
Em oito anos, Educação de Jundiaí recebe R$ 45 milhões em investimentos
Baixe as fotos desta notícia na resolução original