Gravidez na adolescência e apoio às gestantes é tema de ação

Publicada em 30/04/2013 às 18:34

Gravidez na adolescência. Esta é uma das preocupações do Comitê Técnico Municipal do Projeto Intersetorial de Desenvolvimento Infantil, que realizou, na segunda-feira (29), reunião no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Novo Horizonte, com os membros do grupo e profissionais da região, para definir estratégias de apoio às gestantes e os jovens, em geral, sobre o assunto.

Mais
Coordenadoria faz balanço positivo de campanha Estacione Consciente

Prefeito participa de reunião do Coletivo Vetor Oeste
Prefeitura chega a 200 mil m² de novo asfalto neste ano

Grupo irá incentivar necessidades dos bairros em prol do desenvolvimento infantil

Grupo irá incentivar necessidades dos bairros em prol do desenvolvimento infantil

“Iremos trabalhar em parceria com as escolas onde estão estes jovens, oferecendo aos profissionais informações e dados para que possam auxiliar e sensibilizar os alunos sobre a prevenção da gravidez, doenças sexualmente transmissíveis e toda a responsabilidade que é cuidar de uma criança”, explica Ruthnéia do Nascimento, do Núcleo Técnico de Estratégia da Semads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social).

A Secretaria de Saúde informou que em 2012 foram registradas três gestantes de até 14 anos de idade e outras 64 entre 15 e 19 anos, do total de 304 gestantes na região do Novo Horizonte.

“Vamos oferecer apoio em outras regiões que contam com a atuação do CRAS, para que os profissionais possam trabalhar com os jovens e também com as famílias”, afirma a coordenadora de pediatria da Secretaria de Saúde, Maria Aparecida Ribeiro da Costa.

Segundo ela, é preciso estimular a autoestima dos jovens, fortalecer a continuidade da educação e trabalhar a perspectiva de vida dos adolescentes, que veem na maternidade um projeto de vida. Nas próximas semanas, o Comitê irá se reunir com profissionais do Jardim Santa Gertrudes, Jardim Tamoio e São Camilo.

Prevernir a gravidez na adolescência e fortalecer a autoestima fazem parte das ações

Prevernir a gravidez na adolescência e fortalecer a autoestima fazem parte das ações

O Comitê
O Programa de Desenvolvimento Infantil integra as áreas social, de saúde e de educação. Surgiu a partir do interesse intersetorial e do apoio da gestão municipal em implantar uma política pública voltada ao fortalecimento da atenção à criança (da gestação até os 3 anos de idade) com o objetivo de promover o desenvolvimento integral, incorporando conceitos de desenvolvimento infantil com ênfase nas relações interpessoais iniciais, através de parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

De acordo com a entidade, os primeiros anos de vida das crianças são fundamentais para estabelecer os alicerces de suas aquisições futuras. Pesquisas indicam que investimentos realizados para a melhoria das condições de vida nesse período possibilitam a criação de sociedades mais harmônicas e acolhedoras e menos desiguais.

Por Flávia Alves
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/30/gravidez-na-adolescencia-e-apoio-as-gestantes-e-tema-de-acao/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original