De volta a Jundiaí, prefeito discute o BRT

Publicada em 05/04/2013 às 20:34

O prefeito Pedro Bigardi retornou na madrugada desta sexta-feira (5) da visita técnica feita às cidades de Bogotá e Cali, na Colômbia – ambas referência mundial na implantação do sistema de corredores exclusivos de ônibus (BRT).

Prefeito conhece sistema na Colômbia que é refência internacional

Prefeito conhece sistema na Colômbia que é referência internacional

Conhecer de perto as vantagens e desvantagens do sistema foi um grande passo para dar início ao projeto em Jundiaí.

Munidos de muito material técnico e registro de imagens, a visita do prefeito, dos secretários Dinei Pasqualini (Transportes) e Cristiano Guimarães (Comunicação Social), além do chefe de Gabinete, Wagner Soares, se transformará em uma apresentação detalhada para as secretarias envolvidas diretamente com o projeto: Planejamento e Meio Ambiente, Obras, Serviços Públicos e Transportes.

A imprensa também será convidada a participar desta ação, que terá dia e horário confirmados na próxima segunda-feira (8).

Segundo o prefeito Pedro Bigardi, esta apresentação terá como objetivo nortear o início do planejamento para implantação do BRT no município.

O que é
O BRT se destaca por ser um sistema em que os ônibus trafegam por corredores exclusivos e que contam com mini-terminais de passageiros. A ideia da Prefeitura de Jundiaí é ligar as principais regiões da cidade com o comércio e o setor industrial, facilitando o acesso da população e tornando o transporte coletivo mais rápido e atrativo.

As discussões e estudos feitos pelo prefeito sobre um novo sistema de transporte público para o município já vêm do ano passado, quando ele ainda não havia nem assumido o cargo. Em dezembro de 2012, Pedro Bigardi esteve em Brasília para buscar recursos e conhecer as áreas em que poderia apresentar projetos.

“Já existia um projeto apresentado pela administração passada, mas que a execução era inviável. Conseguimos apresentar um novo projeto, com o que queremos para Jundiaí, e isso culminou com a liberação dos R$ 106 milhões”, destacou o prefeito.

Antes disso, quando ainda era deputado, Bigardi conheceu a estrutura do BRT de Curitiba (PR).

Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/05/de-volta-a-jundiai-prefeito-discute-o-brt/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original