Feira Orgânica começa neste domingo

Publicada em 26/04/2013 às 15:48

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo inaugura neste domingo (28) a primeira feira orgânica da cidade. Por enquanto, serão duas barracas, que oferecerão hortícolas, legumes e frutas, além de produtos industrializados, como bebidas, grãos derivados, molhos, ovos, laticínios, temperos, conservas e outros.

Mais
Secretaria leva produtores a ExpoVinis 2013

Secretaria de Agricultura leva produtores para a Agrishow

Marcos Brunholi: projeto da feira nasceu da demanda da população

Marcos Brunholi: projeto da feira nasceu da demanda da população

Segundo o secretário Marcos Brunholi, a princípio, a feira será realizada uma vez por semana, aos domingos pela manhã, das 7h às 13h. O local é a praça Monsenhor Doutor Arthur Ricci, na avenida Nove de Julho (próximo ao cruzamento com a avenida União dos Ferroviários, na Ponte de Campinas).

A ideia de criar uma feira orgânica na cidade e incentivar este tipo de agricultura entre os produtores é antiga, mas nunca havia saído do papel. Com a criação da feira, a expectativa é que novos produtores se interessem por este tipo de produção. “Com a feira orgânica, temos agora um canal de escoamento, de venda direta para o consumidor, sem intermediário. Isso é um incentivo para o produtor”, destaca Brunholi.

Grupo
Esta semana, a Secretaria de Agricultura reuniu um grupo de produtores orgânicos da cidade, além de técnicos e consumidores, para formalizar a criação de uma OCS (Organização de Controle Social) que vai possibilitar a certificação orgânica dos produtores para venda direta.

Nomeada de Jundiaí Orgânicos, a OCS é formada por 14 pessoas: 7 agricultores familiares, 5 técnicos e 2 consumidores. Agora, a documentação será enviada ao Ministério da Agricultura para a formalização do cadastro. A próxima reunião está marcada para a próxima sexta-feira (3 de maio), às 14h30, na Secretaria de Agricultura. Um dos assuntos da pauta será a definição da periodicidade das reuniões da OCS.

Por Niza Souza
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/26/feira-organica-comeca-neste-domingo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original