Feira Orgânica faz sucesso na estreia
Publicada em 29/04/2013 às 12:12A primeira realização da Feira Orgânica da cidade, na manhã de domingo (28), ultrapassou todas as expectativas da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, bem como do produtor e do representante de produtos orgânicos participantes desta iniciativa da Prefeitura de Jundiaí.
Mais
Prefeito participa de reunião do Coletivo Vetor Oeste
Biblioteca tem programação recheada em maio
Prefeitura e Rotary entregam aparelhos auditivos
Desde às 7h, as duas barracas instaladas na praça Monsenhor Doutor Arthur Ricci, no final da avenida Nove de Julho (sentido bairro/centro), chamaram a atenção das pessoas que costumeiramente realizam caminhadas, passam de bicicleta ou carro por aquela via. Moradores de outros pontos da cidade também aderiram, como Pedro José de Alcântara: ele saiu da Ponte São João especialmente para realizar a compra de produtos orgânicos.
Segundo Alcântara, na casa dele, há pouco tempo, os produtos orgânicos passaram a compor o cardápio da família. O interesse vem aumentando na medida em que os veículos de comunicação têm dedicado espaço para divulgar a importância da mudança nos hábitos alimentares. “A realização de uma feira especial só com produtos orgânicos chamou minha atenção. Vim conhecer e já estou levando para casa algumas verduras e legumes para melhorar minha saúde.”
Comportamento como este do morador da Ponte São João, segundo o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi, confirma os levantamentos sobre o crescimento do consumo de produtos orgânicos. Para ele, a ação incentiva este tipo de agricultura entre os produtores e, consequentemente, novos produtores poderão surgir. “A feira é um canal de escoamento, de venda direta para o consumidor, sem intermediário. Isso é incentivo e reconhecimento para o produtor”, destacou Brunholi.
O prefeito Pedro Bigardi também compareceu à Feira Orgânica e se surpreendeu com o número de pessoas realizando compras. Além de conversar com a população e com os representantes das barracas, ele fez questão de experimentar o iogurte e o queijo (e aprovou o paladar).
“Sempre que possível, consumo produtos orgânicos. Estes vendidos aqui na feira chamam a atenção pela aparência. Percebe-se que são verduras, legumes e frutas frescas.
Os adeptos da alimentação orgânica agora têm um ponto específico para comprar produtos com qualidade e preços compatíveis, num local muito agradável, numa das principais avenidas de nossa cidade”, comentou.
Dedicação
Feliz com o movimento, a produtora Marli Ceccato comentava que a agricultura orgânica é um trabalho de dedicação por parte do produtor, que demanda tempo, paciência, perseverança e busca constante por alternativas para o manejo correto do solo e das sementes.
“Minha família cuida da terra há 200 anos. Eu sou a quarta geração a trabalhar com isso e há 32 anos dedico-me à agricultura orgânica. É gratificante participar desta iniciativa da Prefeitura e espero que outros produtores passem a se dedicar também. Não é fácil. Um repolho como esses que estou vendendo aqui, por exemplo, precisa de quatro meses de espera e cuidados. Então, acredito que a população entenda a diferença do preço do nosso produto”, explicou Marli.
O casal Eulália e Pietro Capeletti, moradores da Vila Lacerda, gastou R$ 16 e levou para casa alface, abobrinha, cenoura, rúcula e quiabo em quantidade suficiente para atender a necessidade da semana. Para eles, além dos produtos na sacola, também estavam levando saúde para casa. “Mudamos nossa alimentação. Queremos produtos saudáveis na nossa mesa e com certeza encontramos nesta feira, que além de tudo é bem pertinho da nossa casa. Vamos passar a frequentar”, disse dona Eulália.
Crescimento gradual
A Feira Orgânica de Jundiaí vai acontecer sempre aos domingos, das 7h às 13h, na Praça Monsenhor Doutor Arthur Ricci, entre as avenidas Nove de Julho e Prefeito Luiz Latorre. Inicialmente com duas barracas, mas com a possibilidade de que gradualmente possa receber novas.
De acordo com o secretário Marcos Brunholi o mercado de produtos orgânicos tende a crescer e para atender essa demanda é que a secretaria reuniu um grupo de produtores orgânicos da cidade, além de técnicos e consumidores. O objetivo é formalizar a criação de uma OCS (Organização de Controle Social), que vai possibilitar a certificação orgânica dos produtores para venda direta.
Nomeada de ‘Jundiaí Orgânicos’, a OCS é formada por 14 pessoas: sete agricultores familiares, cinco técnicos e dois consumidores. Agora, a documentação será enviada ao Ministério da Agricultura para formalização do cadastro. A próxima reunião está marcada para sexta-feira (3), às 14h30, na Secretaria de Agricultura. Um dos assuntos da pauta será a definição da periodicidade das reuniões da OCS.
Por Denise de Oliveira
Fotos: Alessandro Rosman
-
22/05/2024
Prefeitura de Jundiaí em destaque na Brasil Log 2024
-
28/01/2024
Tradição e inovação marcam a gastronomia da Festa da Uva
-
27/01/2024
Música, atividades lúdicas e brincadeiras agitam a criançada na Festa da Uva
-
01/11/2023
Festa da Uva 2024 abre Edital de Credenciamento para expositores
Baixe as fotos desta notícia na resolução original