Feira Orgânica faz sucesso na estreia

Publicada em 29/04/2013 às 12:12

A primeira realização da Feira Orgânica da cidade, na manhã de domingo (28), ultrapassou todas as expectativas da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, bem como do produtor e do representante de produtos orgânicos participantes desta iniciativa da Prefeitura de Jundiaí.

Mais
Prefeito participa de reunião do Coletivo Vetor Oeste

Biblioteca tem programação recheada em maio
Prefeitura e Rotary entregam aparelhos auditivos

Desde às 7h, as duas barracas instaladas na praça Monsenhor Doutor Arthur Ricci, no final da avenida Nove de Julho (sentido bairro/centro), chamaram a atenção das pessoas que costumeiramente realizam caminhadas, passam de bicicleta ou carro por aquela via. Moradores de outros pontos da cidade também aderiram, como Pedro José de Alcântara: ele saiu da Ponte São João especialmente para realizar a compra de produtos orgânicos.

Pedro Alcântara saiu da Ponte São João para comprar na feira

Pedro Alcântara saiu da Ponte São João para comprar na feira

Segundo Alcântara, na casa dele, há pouco tempo, os produtos orgânicos passaram a compor o cardápio da família. O interesse vem aumentando na medida em que os veículos de comunicação têm dedicado espaço para divulgar a importância da mudança nos hábitos alimentares. “A realização de uma feira especial só com produtos orgânicos chamou minha atenção. Vim conhecer e já estou levando para casa algumas verduras e legumes para melhorar minha saúde.”

Comportamento como este do morador da Ponte São João, segundo o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi, confirma os levantamentos sobre o crescimento do consumo de produtos orgânicos. Para ele, a ação incentiva este tipo de agricultura entre os produtores e, consequentemente, novos produtores poderão surgir. “A feira é um canal de escoamento, de venda direta para o consumidor, sem intermediário. Isso é incentivo e reconhecimento para o produtor”, destacou Brunholi.

O prefeito Pedro Bigardi também compareceu à Feira Orgânica e se surpreendeu com o número de pessoas realizando compras. Além de conversar com a população e com os representantes das barracas, ele fez questão de experimentar o iogurte e o queijo (e aprovou o paladar).

Prefeito Pedro Bigardi experimentou o iogurte orgânico

Prefeito Pedro Bigardi experimentou o iogurte orgânico

“Sempre que possível, consumo produtos orgânicos. Estes vendidos aqui na feira chamam a atenção pela aparência. Percebe-se que são verduras, legumes e frutas frescas.

Os adeptos da alimentação orgânica agora têm um ponto específico para comprar produtos com qualidade e preços compatíveis, num local muito agradável, numa das principais avenidas de nossa cidade”, comentou.

Dedicação
Feliz com o movimento, a produtora Marli Ceccato comentava que a agricultura orgânica é um trabalho de dedicação por parte do produtor, que demanda tempo, paciência, perseverança e busca constante por alternativas para o manejo correto do solo e das sementes.

“Minha família cuida da terra há 200 anos. Eu sou a quarta geração a trabalhar com isso e há 32 anos dedico-me à agricultura orgânica. É gratificante participar desta iniciativa da Prefeitura e espero que outros produtores passem a se dedicar também. Não é fácil. Um repolho como esses que estou vendendo aqui, por exemplo, precisa de quatro meses de espera e cuidados. Então, acredito que a população entenda a diferença do preço do nosso produto”, explicou Marli.

O casal Eulália e Pietro Capeletti, moradores da Vila Lacerda, gastou R$ 16 e levou para casa alface, abobrinha, cenoura, rúcula e quiabo em quantidade suficiente para atender a necessidade da semana. Para eles, além dos produtos na sacola, também estavam levando saúde para casa. “Mudamos nossa alimentação. Queremos produtos saudáveis na nossa mesa e com certeza encontramos nesta feira, que além de tudo é bem pertinho da nossa casa. Vamos passar a frequentar”, disse dona Eulália.

Crescimento gradual
A Feira Orgânica de Jundiaí vai acontecer sempre aos domingos, das 7h às 13h, na Praça Monsenhor Doutor Arthur Ricci, entre as avenidas Nove de Julho e Prefeito Luiz Latorre. Inicialmente com duas barracas, mas com a possibilidade de que gradualmente possa receber novas.

De acordo com o secretário Marcos Brunholi o mercado de produtos orgânicos tende a crescer e para atender essa demanda é que a secretaria reuniu um grupo de produtores orgânicos da cidade, além de técnicos e consumidores. O objetivo é formalizar a criação de uma OCS (Organização de Controle Social), que vai possibilitar a certificação orgânica dos produtores para venda direta.

Nomeada de ‘Jundiaí Orgânicos’, a OCS é formada por 14 pessoas: sete agricultores familiares, cinco técnicos e dois consumidores. Agora, a documentação será enviada ao Ministério da Agricultura para formalização do cadastro. A próxima reunião está marcada para sexta-feira (3), às 14h30, na Secretaria de Agricultura. Um dos assuntos da pauta será a definição da periodicidade das reuniões da OCS.

Por Denise de Oliveira
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/29/feira-organica-faz-sucesso-na-estreia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original