Os primeiros cliques no Fundo Social

Publicada em 04/04/2013 às 19:25

É com olhar de curiosidade que a dona de casa Ana Luiza Salles Rossi, 63 anos, encara a tela do computador. Logo nos primeiros cliques, a senhora de riso fácil notou que o equipamento não era tão complicado como achava. “Eu não esperava que fosse tão fácil. Nem nos meus sonhos eu me imaginava mexendo em uma máquina dessas.”

Leia também
Primeira-dama visita Casa da Fonte

Ana se encantou com o primeiro contato com o computador

Ana se encantou com o primeiro contato com o computador

Assim como ela, outros 20 alunos, todos da ‘Melhor Idade’, aprendem a desvendar o computador em um curso gratuito, oferecido pelo Funss (Fundo Social de Solidariedade). “Todos são muito empenhados”, avalia a professora Tabatha Fernanda Lopes.

E a vontade de aprender é nítida. “Quero logo saber como fazer pesquisas na Internet. Pretendo frequentar outros cursos e saber ainda mais sobre como usar o computador”, comentou Ana.

Na mesma turma, a aposentada Luzinete Michelotto, 62 anos, também ‘se derrete’ ao falar do mergulho no novo universo. “Estou amando”, disse. Quanto à demora para se encorajar a aprender informática, ela é direta. “Sou mãe e sempre pensei muito nos meus filhos. Quis antes fazem com que eles aprendessem e se formassem. Não tinha muito tempo para essas coisas.”

E agora, com os filhos formados e casados, Luzinete aproveitou a oportunidade no Funss. “Quero logo saber como faço para enviar e-mail. Hoje, quando preciso, tenho que pedir ao meu filho.” Para ela, o curso vai além de aprender informática. “Além de aumentar meu conhecimento, estimula a memória e melhora o raciocínio.”

Já o aposentado Antônio Ezequiel da Silva, 73 anos, revelou que já tinha conhecimentos básicos. “Desejo saber mais, dominar a máquina. Quem não aprende fica para trás.” Para ele, ter o computador como aliado no dia a dia é interessante. “Consigo resolver problemas pessoais sem sair de casa.”

A introdução à informática conta com 20 alunos da 3ª idade

A introdução à informática conta com 20 alunos da 3ª idade

Curso
Vale lembrar que o curso de informática no Fundo Social de Solidariedade foi reestruturado em parceria com os professores da Argos. Os módulos foram reorganizados para que o aproveitamento dos alunos seja melhor. Além de duas turmas de introdução à informática da terceira idade, cada uma com 10 pessoas, também há alunos de diversas idades nos cursos de introdução e avançado. Todas as turmas já estão formadas e iniciaram as aulas em março. “Nosso objetivo é ouvir as necessidades da população e oferecer cursos que possibilitem a profissionalização e o complemento da renda familiar”, comentou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Margarete Geraldo Bigardi.

Por Luana Dias
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/04/os-primeiros-cliques-no-fundo-social-de-solidariedade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original