Prefeitura lança ‘Estacione Consciente’

Publicada em 11/04/2013 às 19:35
Os folhetos da campanha serão distribuídos por toda a cidade

Os folhetos da campanha serão distribuídos por toda a cidade

A partir do dia 24, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Coordenadoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realiza a campanha “Estacione Consciente”, como parte da Semana da Pessoa com Deficiência.

Leia mais
Peama disputa etapa regional de natação e atletismo

Com apoio da Associação Comercial e Empresarial de Jundiaí, o governo municipal irá atuar na conscientização sobre as leis que garantem vagas especiais para idosos e pessoas com deficiência em estacionamento públicos e privados.

O lançamento da campanha será na próxima quarta-feira (24), às 19 horas, no Paço Municipal, e contará com a presença de entidades, autoridades, além de palestra da psicóloga da Secretaria Municipal de Educação Ana Paula Granzotto, que irá falar sobre educação inclusiva.

“É importante levar esta discussão para os comerciantes, para que façam valer as legislações que tratam da divulgação do respeito às vagas especiais”, explica Reinaldo Fernandes, responsável pela coordenadoria.

Segundo ele, um levantamento aponta que as maiores ocorrências de estacionamento irregular são em supermercados, bancos e shoppings. “Isso acontece porque nestes locais os agentes de trânsito não podem atuar e não há fiscalização.”

De 25 a 30 de abril, estão previstas ações nos centros comerciais dos bairros: Vila Arens, Ponte São João, Centro, Eloy Chaves, Hortolândia, Rami, entre outros. “Faremos a distribuição do material informativo e outras atividades para chamar a atenção da população sobre a necessidade de respeitarmos as vagas especiais”, completa Fernandes.

Os veículos que estacionarem irregularmente nas vagas especiais poderão receber a “multa moral”

Os veículos que estacionarem irregularmente nas vagas especiais poderão receber a “multa moral”

Multa moral
Outra ação da campanha será a distribuição da chamada “Multa Moral”, recurso utilizado pelo programa. A “multa” será colocada no parabrisa do veículo que estiver estacionado irregularmente em vaga destinada a deficientes ou idosos.

“Os próprios prejudicados poderão fazer isso com a retirada do talonário que iremos oferecer em breve ao munícipe interessado”, comenta Reinaldo.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, a área de estacionamento rotativo conta com 72 vagas reservadas aos idosos e 53 aos deficientes. Para obter a credencial que autoriza a ocupação destas vagas, o interessado deve preencher o formulário disponível AQUI.

No caso dos deficientes físicos, pode-se levar o documento a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), para ser validado pela autoridade médica. Depois, é só entregar no Poupatempo – que fica no Complexo Fepasa – onde será expedida a autorização.

“Alguns comércios cumprem a legislação que trata da oferta de estacionamento exclusivo para pessoas com deficiência e idosos, assim como existe em áreas públicas, mas infelizmente recebemos reclamações sobre a falta de respeito com tais vagas”, afirma Reinaldo Fernandes, responsável pela coordenadoria.

Programação “Estacione Consciente”
Dia 24 de abril, às 19h – Lançamento da campanha no Paço Municipal
De 25 a 30 de abril – Ações e atividades nos bairros
Dia 28 de abril – das 9h às 12h – Atividades e apresentações no Parque da Cidade

Com Flávia Alves
Arte: PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/11/prefeitura-realiza-campanha-estacione-consciente/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original