Serra do Japi é destaque na mídia ambiental

Publicada em 01/04/2013 às 12:36

Uma das mais importantes reservas brasileiras de Mata Atlântica de transição, a Serra do Japi é o destaque no programa “Terra da Gente”.

Leia também
Prefeitura prepara ação intensiva contra a dengue

Castelo de Águas é destacado: patrimônio ambiental

Com imagens e informações especializadas, o programa apresenta espécies raras como o minúsculo sapo Pingo-de-ouro e a borboleta Asa-de-vidro, ao lado de entrevistas com o subcomandante da Guarda Municipal, Paulo Vicente Soares, o diretor da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, Flávio Gramolelli Júnior, e a coordenadora da ONG Mata Ciliar, Cristina Harumi Adamia, além de pesquisadores científicos.

Tratando da área tombada em 1983 pelo governo estadual, com 200 km² (de seus 354 km² totais), o programa detalha principalmente a parte transformada em 1992 por Jundiaí em Reserva Biológica Municipal (Rebio), considerada referência em qualidade ambiental e estoque de biodiversidade. A matéria foi transmitida na íntegra pela emissora EPTV, de Campinas, no dia 23 de março, e está disponível na rede.

Revista
Ao mesmo tempo, a Serra do Japi também é o alvo de outra reportagem na versão impressa do projeto, a revista Terra da Gente (edição de abril), com uma abordagem ainda mais focada na Reserva Biológica Municipal, que tem apenas 21 km² e é apontada como importante, mas insuficiente, pelo biólogo João Vasconcellos-Neto, da Universidade Estadual de Campinas e organizador do livro “Novos Olhares, Novos Saberes Sobre a Serra do Japi” (Editora CRV).

Um texto que começa lembrando do registro da viagem de José Bonifácio de Andrade e Silva, em março de 1820, pelo que chamava de “Cordilheira do Japi”. A análise dos cientistas coincide com os estudos em andamento na Prefeitura de Jundiaí, onde o prefeito Pedro Bigardi orienta a busca da expansão da reserva municipal.

Por José Arnaldo de Oliveira