Saúde bucal amplia as ações em Jundiaí

Publicada em 03/05/2013 às 19:29

A equipe de saúde bucal da Secretaria Municipal da Saúde divulgou o balanço de 3,5 mil escovações dentais supervisionadas em crianças durante a festa do Dia do Trabalho, no Parque do Corrupira.

Mais
Parque do Corrupira ganha nota 10 dos visitantes

Mais de 3 mil crianças participam de atividade da Secretaria de Saúde

Mais de 3 mil crianças participam de atividade da Secretaria de Saúde

“Todos estão de parabéns pelos avanços deste ano. Na ação do Dia do Trabalho, interagimos até com palhaços que atuavam na festa para a sinergia com as crianças”, afirma José Clóvis Tomazzoni de Oliveira, coordenador geral do programa.

Para Evely Sartori da Silva, coordenadora de ação básica, o aprendizado de uma escovação dental eficiente é o melhor meio de remoção da placa bacteriana – vilã causadora de várias doenças bucais como a gengivite e a cárie dentária. “É uma das doenças mais prevalentes do mundo”, diz.

As grandes ações com o público infantil são uma meta preventiva do programa, que durante a primeira fase da vacinação contra a gripe, entre 15 e 26 de abril, trabalhou em 22 UBS (unidades básicas de saúde) e de saúde da família (PSF), com exames preventivos voltados para os idosos acima de 60 anos.

“Também foram feitos exames em pacientes de casas de repouso”, afirma Jane Rodrigues de Campos Tonetti, coordenadora técnica de saúde bucal.

Atualmente, os focos principais do programa são crianças e adolescentes até 17 anos, gestantes, diabéticos e idosos acima de 60 anos. Mas o projeto da Prefeitura de Jundiaí é ampliar a capacidade para todos os grupos.

São 22 das 37 unidades de saúde que contam com o atendimento: UBS Agapeama, UBS Vila Aparecida, UBS Caxambu, UBS Colônia, a UBS Fazenda Grande, UBS Guanabara, UBS Ivoturucaia, UBS Jundiaí-Mirim, UBS Morada das Vinhas, UBS Novo Horizonte, UBS Retiro, UBS Vila Rio Branco, UBS Vila Rui Barbosa, UBS Jardim Tamoio, UBS Jardim São Camilo, UBS Jardim Santa Gertrudes, UBS Jardim Tulipas, UBS Jardim Sarapiranga, UBS Parque Centenário, USF Rio Acima, USF Vila Ana e USF Vila Esperança.

Os casos suspeitos são encaminhados para unidades de referência, formadas pelo CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) e, para algumas regiões, a UBS Fazenda Grande.

O CEO é uma parceria do município com o programa federal Brasil Sorridente, que inclui cirurgiões-dentistas nas equipes do PSF (Programa Saúde da Família). Para o secretário Cláudio Miranda, da Saúde, uma das metas do governo é ampliar o número de equipes de saúde da família e, por consequência, também os procedimentos de saúde bucal como laboratórios de prótese dentária.

“É uma área importantíssima para o bem estar e a qualidade de vida e estamos buscando meios para ampliar cada vez mais esse setor”, afirmou Cláudio.

Prêmio

Jundiaí foi contemplada em terceiro lugar na etapa estadual do prêmio organizado pelo CFO (Conselho Federal de Odontologia) que analisou 10 critérios. Entre eles estão a vigilância em saúde bucal, a assistência odontológica básica e especializada, o controle social, o financiamento de saúde e a educação permanente de servidores.

Na categoria de Jundiaí (cidades acima de 300 mil habitantes), a vencedora estadual foi São Bernardo do Campo, que também venceu a etapa nacional. O evento, realizado desde 2005, tem apoio do Ministério da Saúde.

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: arquivo – PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/03/saude-bucal-amplia-as-acoes-em-jundiai/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original