Agricultura leva produtores à Agrishow

Publicada em 03/05/2013 às 19:59

Os quase 300 quilômetros de estrada até Ribeirão Preto não tiraram o ânimo do grupo de produtores rurais de Jundiaí que partiu do Paço Municipal, nesta quinta-feira (2), às 6h, para visitar a maior feira de agronegócio do País, a Agrishow. Foi preciso muito fôlego para circular nos mais de 440 mil metros quadrados da área de exposição da feira, que chega este ano à 20ª edição.

Mais
Prefeitura anuncia mais um varejão noturno

Marcela Fillipini, Edilson Chrispim e Brunholi com alguns produtores

Marcela Fillipini, Edilson Chrispim e Brunholi com alguns produtores

A feira deste ano reúne 790 expositores, 15% a mais em relação a 2012, de 16 setores do agronegócio, principalmente da indústria de máquinas, implementos e armazenagem. E a expectativa dos organizadores é que o público ultrapasse 150 mil pessoas.

Num evento onde tudo é grandioso, cada empresa faz de tudo para se destacar e chamar a atenção do público. Por isso, levam as melhores e maiores máquinas. “Achei muito interessante, principalmente os maquinários de grande porte”, disse o produtor de frutas Isaias Condini, do bairro Traviú, que participou da Agrishow pela primeira vez. “Já fui na Expolondrina, mas nem se compara.”

Tecnologia
Pela sétima vez na feira, o agricultor João Adalberto Lourençon, também do Traviú, diz que ficou impressionado com a quantidade de máquinas em exposição este ano. “Fazia uns 6 anos que não vinha. Notei que há muito mais maquinários expostos este ano. E maiores, claro.” Adalberto, que planta uva e caqui, foi à feira com a intenção de pesquisar o preço do automizador para pulverização. “Estou cotando, mas não comprei ainda.”

Comprar realmente não é objetivo dos visitantes jundiaienses. Porém, o passeio pela Agrishow é uma forma de manter os produtores atualizados. “A gente vê o que tem de novo no mercado. E não tem lugar melhor do que aqui”, comenta Lourençon.

“O mais importante é que a gente tira daqui algumas ideias da grande indústria e adapta para nossa realidade”, complementa Moacir Lourençon, que tem cerca de 10 hectares de área plantada – com uva, pêssego e caqui – no Traviú e visitou pela sétima vez a Agrishow.

Moacir pesquisava os preços de esparramadeira (equipamento usado para distribuir o adubo na lavoura), que ele pretende adquirir para continuar mecanizando a propriedade. “Mesmo não vindo aqui para comprar, nós que somos pequenos produtores temos de tirar proveito da tecnologia que está disponível aqui. Temos de mecanizar a propriedade para reduzir a mão de obra, que é cada vez mais escassa. Além disso, isso ajuda a melhorar a produtividade. Temos de mudar, nos preparar para o futuro”, diz.

Para Moacir, a saída do pequeno produtor é a mecanização. “O grande produtor já está mecanizado e ele tem solução para qualquer problema. Nós, pequenos, temos de dar ideia também para a indústria, temos de mostrar qual é a nossa necessidade para eles desenvolverem uma solução. E este tipo de evento é a oportunidade de termos este contato.”

O fruticultor Moacir Lourençon visitou a Agrishow e aprovou a iniciativa

O fruticultor Moacir Lourençon visitou a Agrishow e aprovou a iniciativa

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo também visitou a Agrishow nesta quinta-feira e ressaltou a importância deste tipo de ação.

“Estas missões técnicas mostram para o produtor que ele não está esquecido, que a Prefeitura está pensando neles”, diz, lembrando que na semana passada a Secretaria organizou uma missão técnica para um evento de vinhos em São Paulo. No próximo mês, também levará os produtores jundiaienses para a Hortitec, em Holambra.

Feira em Jundiaí
Brunholi também aproveitou a visita à Agrishow para tirar ideias para o plano de promover uma feira agroindustrial em Jundiaí. “Na Festa da Uva levamos alguns representantes de máquinas agrícolas para expor e foi um sucesso. A ideia agora é promover uma feira para reunir a indústria de máquinas, insumos e tecnologia voltada para o produtor de Jundiaí e região, no estilo da Agrishow, mas numa escala menor, claro.”

Segundo o secretário, a ideia inicial era realizar a feira ainda este ano, mas não será possível. “As empresas já organizam os calendários um ano antes e vai ser difícil fazermos uma feira ainda em 2013. Mas no ano que vem deve sair.”

Por Niza Souza
Fotos: fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/03/secretaria-de-agricultura-leva-produtores-para-visitar-agrishow/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original