Solar prepara programação especial na Semana dos Museus
Publicada em 08/05/2013 às 10:34A Semana Nacional dos Museus contará com uma programação especial no Solar do Barão. A abertura oficial será neste sábado (11), com a saída de três cortejos, todos às 09h30, de três pontos simbólicos da cidade: Praça da Bandeira (Terminal Central), Praça Rui Barbosa e Largo São Bento. O encontro dos cortejos será em frente ao Museu Solar do Barão.
Confira a programação
Oficina Black expõe trabalhos na Semana Nacional de Museus
Durante a semana, estão programadas apresentações de música, dança, oficinas, palestras. “Vamos ter apresentações de capoeira, hip hop, samba, aulas de samba rock, vai ser uma troca muito grande com a cidade”, diz o diretor do Museu, Jean Camoleze.
O tema proposto pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) foi “Museu = (memória + criatividade) = mudança social”. Seguindo esta linha, o Solar do Barão escolheu um conceito derivado para complementar a proposta da semana, que deu origem ao “Jundiaí Nostra África: memória e cultura como formas de resistência”. “Vamos resgatar a história e raízes do negro na cidade de Jundiaí”, destaca o diretor.
Uma das novidades neste evento é a curadoria colaborativa. Todos os grupos da cidade envolvidos com a cultura negra estão participando da exposição. “A curadoria está espantada com o espaço que cedemos, mas a realidade é que este espaço (o museu) sempre foi da população”, relata Camoleza.
-
02/04/2026
Enredança abre inscrições até 16 de abril para 28ª edição -
01/04/2026
Centro de Jundiaí intensifica programação cultural e gastronômica na primeira quinzena de abril -
01/04/2026
Feriado de Páscoa em Jundiaí tem opções culturais e de lazer para todos os públicos -
31/03/2026
10º FESTEJU reúne 67 cidades, premia destaques e celebra sucesso de público