Solar prepara programação especial na Semana dos Museus

Publicada em 08/05/2013 às 10:34

A Semana Nacional dos Museus contará com uma programação especial no Solar do Barão. A abertura oficial será neste sábado (11), com a saída de três cortejos, todos às 09h30, de três pontos simbólicos da cidade: Praça da Bandeira (Terminal Central), Praça Rui Barbosa e Largo São Bento. O encontro dos cortejos será em frente ao Museu Solar do Barão.

Confira a programação
Oficina Black expõe trabalhos na Semana Nacional de Museus

Durante a semana, estão programadas apresentações de música, dança, oficinas, palestras. “Vamos ter apresentações de capoeira, hip hop, samba, aulas de samba rock, vai ser uma troca muito grande com a cidade”, diz o diretor do Museu, Jean Camoleze.

O tema proposto pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) foi “Museu = (memória + criatividade) = mudança social”. Seguindo esta linha, o Solar do Barão escolheu um conceito derivado para complementar a proposta da semana, que deu origem ao “Jundiaí Nostra África: memória e cultura como formas de resistência”. “Vamos resgatar a história e raízes do negro na cidade de Jundiaí”, destaca o diretor.

Uma das novidades neste evento é a curadoria colaborativa. Todos os grupos da cidade envolvidos com a cultura negra estão participando da exposição. “A curadoria está espantada com o espaço que cedemos, mas a realidade é que este espaço (o museu) sempre foi da população”, relata Camoleza.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/08/solar-prepara-programacao-especial-na-semana-dos-museus/
Leia mais sobre