Largo das Rosas será totalmente revitalizado

Publicada em 10/05/2013 às 19:19

A Praça Dom Pedro II, conhecida como Largo das Rosas, no Centro de Jundiaí, começa a ganhar nova cara com o projeto de revitalização realizado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e parceria da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente. A área é a primeira a receber intervenções.

Bancos que estão na praça não podem mais ser utilizados pela falta de manutenção

Bancos que estão na praça não podem mais ser utilizados pela falta de manutenção

“Depois de avaliar o local percebemos várias necessidades, como árvores com problemas, bancos quebrados e piso com falta de acessibilidade”, explica o secretário Aguinaldo Leite.

Após avaliação e autorização da Diretoria de Meio Ambiente, algumas árvores foram podadas e os canteiros já estão sendo remodelados. A estrutura de cimento dos bancos será mantida e a madeira instalada será nova e tratada, para maior durabilidade.

“Além disso, vamos limpar e melhorar toda a iluminação da praça para maior segurança das pessoas que passam pelo local. Por estar em frente ao Hospital São Vicente de Paulo e agora do Pronto Atendimento 24 horas, o local recebe muitas pessoas”, diz o secretário. “O ponto de ônibus também receberá atenção especial com melhorias na iluminação”. A revitalização contou ainda com apoio das secretarias de Comunicação Social e de Cultura, por meio de pesquisa de imagens e fotos antigas que indicaram como era o local.

Gustavo Henrique ficou feliz em saber da reforma do piso: maior acessibilidade

Gustavo Henrique ficou feliz em saber da reforma do piso: maior acessibilidade

Piso sustentável
Pela primeira vez, a Secretaria de Serviços Públicos vai utilizar um método sustentável para fazer o novo piso da praça, com a utilização de concreto de demolição da construção civil.

“O projeto está sendo estudado. Iremos retirar o concreto antigo e proporcionar maior acessibilidade com este apelo sustentável. Após esta primeira execução, a técnica poderá ser utilizada em outros projetos”, avisa o secretário.

O estudante Gustavo Henrique, 14 anos, passa pelo local diariamente e ficou satisfeito com a troca da calçada. “Passo sempre pelo local e tenho dificuldades em transitar de skate. Com esta reforma, o local ficará muito melhor para mim e todos os pedestres”, diz.

Revitalização
Outros pontos de Jundiaí vão receber melhorias. A avenida dos Ferroviários receberá revitalização do paisagismo no canteiro de plantas; a Praça da Bíblia, na frente do Jardim Botânico, também receberá intervenções. Está prevista ainda a reforma da rotatória no final da avenida dos Imigrantes Italianos, no bairro da Colônia.

Por Flávia Alves
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/10/largo-das-rosas-sera-totalmente-revitalizada/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original