Mutirão de cirurgias eletivas continua no HU

Publicada em 10/05/2013 às 16:38

Com mais dez procedimentos previstos, o Hospital Universitário (HU) prossegue neste sábado (11) com o mutirão de cirurgias eletivas da Secretaria de Saúde iniciado no último dia 4. Até o dia 1º de junho, o projeto vai realizar 50 procedimentos que envolvem pessoas que aguardam em fila acumulada ao longo de vários anos.

Mais
Números atualizados da vacinação contra a gripe

Enfermagem da FMJ ganha destaque na região
Mamãe Mexa-se volta e reúne quase 1 mil mulheres

Edmir Américo, diretor técnico do Hospital Universitário

Edmir Américo, diretor técnico do Hospital Universitário

As cirurgias eletivas são chamadas dessa maneira por envolver procedimentos que não possuem a urgência de acidentes, que ocupam por exemplo o centro cirúrgico do Hospital São Vicente.

Entre esses casos estão as cirurgias de varizes, de hérnias inguinais e de hemorróidas. A estimativa é que a fila envolva 1,5 mil pacientes acumulados nos últimos três a quatro anos.

“Aos sábados, temos redução no número de leitos do pronto-socorro e, com isso, podemos realizar as cirurgias eletivas. É uma alternativa também para concentrar um número maior de profissionais, entre médicos e enfermeiros”, afirma Edmir Américo Lourenço, diretor técnico do HU e vice-diretor da Faculdade de Medicina de Jundiaí.

O mutirão foi também negociado entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Faculdade de Medicina como teste de um novo contrato de cooperação que possa incluir a elevação do número de cirurgias eletivas. “Estamos avançando bem. A gente diz que precisa ir de 200 para 320 por mês, por exemplo, e eles calculam o custo disso em profissionais como médicos e anestesistas. O prazo do contrato anterior foi prorrogado até julho para analisarmos esse acordo com calma”, diz o secretário Cláudio Miranda.

Há também outras alternativas em estudo para complementar o trabalho entre as duas instituições. O modelo usado para o mutirão, com custo fixo de R$ 1,6 mil por cirurgia (em um pacote de R$ 80 mil para 50 procedimentos), está sendo apresentado a outros hospitais que disponham de centro cirúrgico.

A fila também é alvo de muito trabalho. Os contatos são feitos para verificar se o paciente já resolveu o problema (algumas vezes levado para serviços privados) e, se os exames preparatórios foram realizados há muito tempo, para refazer o processo. A coordenação deste trabalho foi realizada pelo NIS (Núcleo Integrado de Saúde).

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/10/mutirao-de-cirurgias-eletivas-continua-neste-sabado-11/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original