Tem início projeto para evitar queima de lâmpadas na 9 de julho

Publicada em 10/05/2013 às 17:23

A Secretaria de Serviços Públicos iniciou terça-feira (7) o serviço de aterramento dos 300 postes de iluminação pública existentes na avenida 9 de Julho. Como este trabalho não foi executado durante a reforma feita pela gestão passada, havia queima constante das lâmpadas. “Só assim poderemos manter a efetiva iluminação da via, oferecendo segurança a todos que transitam pelo local”, explica o secretário Aguinaldo Leite.

Aterramento será realizado em todos os postes: segurança e economia

Aterramento será realizado em todos os postes: segurança e economia

Para que o aterramento possa ser feito, a equipe da secretaria teve de realizar uma sondagem do terreno até que fossem encontradas as caixas de passagem elétrica subterrânea. “A partir daí colocamos a haste de aterramento em todas as lâmpadas, inclusive no próprio poste. Além disso, é uma questão de segurança da população, pois sem o aterramento existe risco de choque elétrico de até 115 volts”, explica Jackson Francisco Matiassi, encarregado da equipe.

Aguinaldo Leite e Marcelo Cardoso foram verificar o início da ação

Aguinaldo Leite e Marcelo Cardoso foram verificar o início da ação

Após esta etapa, ainda será feita a substituição do sistema de ativação das luzes.

“Todas as fotocélulas serão retiradas para que passem a funcionar por um novo comando, acionado por trechos da avenida. Esta mudança vai auxiliar no levantamento de lâmpadas queimadas. A troca será mais rápida e não vai atrapalhar muito o trânsito, como acontecia até então”.

A troca vai acontecer aos domingos, por meio de parceria com a Secretaria de Transportes – que vai orientar o trânsito.

“A rua Adilson Rodrigues, no Jardim Samambaia, tem o mesmo problema de falta de aterramento e, por isso, receberá as mesmas melhorias. Vamos acabar com erros do passado para oferecer mais qualidade e eficiência no sistema de iluminação pública. Desde o início do ano já registramos 200 lâmpadas queimadas e isso gera um custo alto para a administração pública. Cada lâmpada custa em torno de R$ 60”, explica o diretor da pasta, Marcelo de Oliveira Cardoso.

 

Por Flávia Alves
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/10/tem-inicio-projeto-para-evitar-queima-de-lampadas-na-9-de-julho/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original