Saúde debate prevenção para mulheres e deficientes

Publicada em 13/05/2013 às 17:51

O secretário de Saúde Cláudio Miranda e os coordenadores Reinaldo Fernandes (Direitos da Pessoa com Deficiência) e Mônica Barranqueiros (Direitos das Mulheres) discutiram alguns pontos de ação comum nesta segunda-feira (13), com destaque para o acompanhamento e prevenção da má formação congênita durante a gestação e em crianças recém-nascidas, além de outros cuidados.

Mais
Mutirão de cirurgias eletivas continua no HU

Projeto Circuito do Esporte é lançado no Paço Municipal

Miranda com Mônica Barranqueiros e Reinaldo Fernandes

Miranda com Mônica Barranqueiros e Reinaldo Fernandes

“Temos uma percepção de algumas entidades assistenciais de que há uma tendência de aumento de problemas relacionados com o desenvolvimento cerebral”, afirma Fernandes, da Coordenadoria de Direitos da Pessoa com Deficiência.

A referência é para uma ampliação de uso do “teste de Apgar”, desenvolvido para verificar cinco sinais objetivos da vitalidade da criança e que deve ser motivado na rede pública e privada.

Um dos problemas nesse processo é que muitos casos envolvem mulheres com dependência química, como álcool e crack. Para o secretário Miranda, essa situação retira as gestantes do ciclo de exames pré-natais e coloca o parto em um cenário imprevisível. “E não é apenas por isso que a área precisa de intervenção. Jundiaí ainda tem uma média de três exames pré-natais por gestante, que é muito baixa”, explica.

Esse ponto também envolve a Coordenadoria de Direitos da Mulher. “Nosso interesse, nesse setor, é estimular campanhas de conscientização da saúde feminina”, afirma Mônica. A conversa focou em aspectos como o apoio para a campanha contra o câncer de mama desenvolvida pela Secretaria da Saúde (“Outubro Rosa”) e também sobre os aspectos relacionados com a saúde reprodutiva.

Um dos aspectos da cooperação, por exemplo, está no avanço de políticas como a prevenção de doenças transmissíveis como a HPV, que já tem vacinas mas ainda limitadas por um preço elevado para o sistema de saúde.

Uma parte dos temas do encontro também visou projetos futuros a serem inseridos no PPA (Plano Plurianual 2014-2017), como a melhora das condições do NAPD (Núcleo de Apoio à Pessoa com Deficiência) da Secretaria da Saúde e seus convênios de reabilitação. A reunião contou ainda com as assessoras Sueli Pasqualini e Selma Menha, respectivamente de Direitos da Pessoa com Deficiência e de Direitos da Mulher.

Diálogo
A Secretaria de Saúde é um dos focos de diálogo das novas coordenadorias de políticas públicas, ligadas à Secretaria da Casa Civil.

A estrutura mais recente, a Coordenadoria de Direitos do Idoso, tem realizado um levantamento “ponto a ponto” das atividades das unidades de saúde (UBS e PSF) e também de centros esportivos, voltadas para a Terceira Idade.

“Tem sido um dos contatos mais significativos dessa atual fase de estruturação do trabalho no nosso setor. Estamos vendo uma rica variedade de iniciativas na rede de saúde e de esportes que merecem ser estimuladas”, afirma a coordenadora Cláudia Regina Sartori.

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/13/saude-debate-prevencao-para-mulheres-e-deficientes/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original