Prefeitura libera 325 vagas em creches particulares

Publicada em 17/05/2013 às 17:57

A Secretaria de Educação habilitou e firmou convênio com 15 escolas particulares de Educação Infantil, que ao todo vão fornecer 325 vagas para atender crianças de 4 meses a 3 anos e 11 meses de idade. A medida é para atender quem aguarda na lista de espera.

Mais
Inscrições para cursos de línguas encerram dia 25

A supervisora Cisleide e o diretor Djalma

A supervisora Cisleide e o diretor Djalma

Após o último período de inscrição, encerrado esta semana, a fila de espera contém cerca de 1790 crianças. A compra de vagas em creches particulares é uma medida emergencial que a Prefeitura de Jundiaí adotou para atender a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) que garante vagas para as crianças. Entretanto, a preocupação do atual Governo é a construção de novas creches municipais.

Escolas habilitadas
O parecer técnico, que trata do assunto e informa as escolas infantis particulares e habilitadas, está publicado na página 8 da Imprensa Oficial do Município do dia 14 de maio de 2013. De acordo com as regras, as escolas interessadas em firmar convênio com a Prefeitura da Jundiaí para fornecer vagas se inscreveram e tiveram que preencher vários requisitos que foram checados por equipe técnica da Secretaria de Educação.

“Para ser habilitada a escola interessada tem que provar com documentos que está regularizada perante a lei. Em seguida, é feita uma vistoria para verificar se a unidade preenche os requisitos exigidos para atender as crianças”, explica a supervisora do Núcleo de Escolas Particulares, Cisleide Alves Fagundes.

Na vistoria, os técnicos avaliam a qualidade da escola, o ambiente que oferece, a equipe de funcionários, a formação específica dos professores e o plano pedagógico. “As creches particulares, esclarece Cisleide, têm que ter o padrão bem próximo das unidades municipais”.

A prefeitura adquiriu até 49% das vagas das 15 escolas particulares habilitadas, respeitando o número de vagas que elas disponibilizaram e a demanda de cada bairro. A chamada das crianças inscritas na fila de espera obedece também alguns critérios definidos pela Secretaria de Educação, como tempo que a criança está na lista de espera, a renda familiar, a mãe que trabalha, entre outros.

Acompanhamento
As creches particulares conveniadas com o município são fiscalizadas de surpresa, a cada 15 dias. Nas vistorias são avaliadas alimentação oferecida, trabalho pedagógico, higiene e manutenção da estrutura.

“A vistoria é trabalho importante que a Secretaria de Educação realiza, para garantir a qualidade de atendimento às crianças, ressalta. Fazemos um trabalho pontual e quando identificamos problemas damos um prazo para que seja resolvido e caso a unidade não resolva, tomamos outras providências”, diz Djalma Henrique Paes, diretor de Apoio Administrativo.

Por Rosana Pagano
Fotos: divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/17/prefeitura-libera-325-vagas-em-creches-particulares/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original