Gripe H1N1 tem quarto óbito em grupos de risco

Publicada em 24/05/2013 às 18:46

Ao mesmo tempo em que a campanha de vacinação da gripe influenza chega perto da meta de 80% dos grupos de risco, um quarto óbito acontece em Jundiaí associado ao vírus H1N1, considerada a mais perigosa das variedades da gripe de inverno.

Como nos outros três casos, também essa morte acontece em uma criança de 11 meses, cardiopata, e que não havia tomado a vacina.

A estratégia adotada até o momento pela campanha, que foi prorrogada até a quarta-feira (29), continua a mesma. A imunização dos grupos de risco é considerada pelo Ministério da Saúde como essencial para garantir a saúde de toda a comunidade.

Além de crianças de seis meses a dois anos incompletos e portadores de doenças crônicas com prescrição médica, são alvos os idosos acima de 60 anos, as mulheres gestantes e também aquelas que deram à luz nos últimos 45 dias.

A vacinação pode ser feita em qualquer uma das 36 unidades de saúde (UBS e PSF) das 8 às 17 horas nos dias úteis e no sábado (25), no mesmo horário, na UBS Central da rua Jorge Zolner, 201.

Além dos quatro óbitos, outros três casos confirmados de moradores da cidade seguem internados em hospitais de Jundiaí e Campinas.

Dose de reforço
A Vigilância Epidemiológica lembra aos pais que em alguns casos de vacinação das crianças o atendimento da unidade de saúde marcou uma data para a segunda dose. “São aqueles em que se trata de uma primeira vacina. Pedimos aos pais que observem a caderneta dos filhos e, se houver essa anotação, não deixem de comparecer à unidade de saúde”, afirma a enfermeira Maria do Carmo Possidente.

O prazo da segunda dose, nos casos em que houver essa necessidade, é trinta dias depois da primeira e está sendo aplicada desde o dia 15 de maio.

Por José Arnaldo de Oliveira


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/24/gripe-h1n1-tem-quarto-obito-em-grupos-de-risco/