Ensino Superior gratuito é anunciado no Paço
Publicada em 24/05/2013 às 20:09Sob aplausos, foi anunciada na tarde desta sexta-feira (24), pelo prefeito Pedro Bigardi e pelo vice-prefeito e secretário de Educação, Durval Orlato, o início de um novo ensino superior em Jundiaí, por meio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. A população poderá participar da escolha dos cursos por meio de audiências públicas.
Mais
9ª Olimpíada de Redação terá abertura na sexta (24)
A previsão é de que ao menos dois cursos técnicos sejam iniciados em janeiro de 2014. O local indicado pela Prefeitura para a instalação do Instituto é uma área de 1,2 mil m², que até 2012 abrigou a Biblioteca Municipal, no segundo andar do Complexo Argos.
Para isso, segundo Durval Orlato, será necessária a ampliação do estacionamento e a instalação de elevador externo. Em uma segunda fase, o município fará a doação de um terreno para a construção da sede própria do Instituto. Serão realizados vestibulares para a seleção dos alunos.
O prefeito Pedro Bigardi destacou a importância do Instituto e lembrou que o município precisa de mão de obra qualificada para abastecer o mercado de trabalho. Além disso, ele fez questão de ressaltar que o Instituto é um grande passo para que Jundiaí tenha sua Universidade Federal. “O caminho é esse. Posteriormente, poderemos ter mestrado e doutorado.”
Durval Orlato não escondeu a satisfação durante o anúncio e classificou o Instituto como uma grande conquista. Ele frisou que a população, instituições, associações, sindicatos, Poder Executivo e Legislativo serão convidados a participar das audiências públicas que determinarão a demanda da cidade.
Um convênio entre a Prefeitura e Instituto será assinado nos próximos dias e, em até 2 meses, todo o processo de adaptação de espaço e audiências deve ser iniciado.
O reitor do Instituto Federal São Paulo, Eduardo Modena, ressaltou que fazer o anúncio a um município como Jundiaí é um prazer. “O fato de podermos aumentar o número de salas de aula no Estado e abranger um maior número de alunos é sempre uma notícia muito boa.” Segundo ele, o diretor do Instituto Federal de Salto, Francisco Rosta Filho, que esteve no anúncio, será o ‘padrinho’ do Instituto de Jundiaí durante o processo de implantação. “Trouxemos nossa melhor equipe para auxiliar a construção dessa incrível iniciativa.”
Participaram do anúncio o presidente da Câmara Municipal, Gerson Sartori, e o deputado federal Newton Lima, além de diversos parlamentares e secretários da Administração.
Por Luana Dias
Fotos: Paulo Grégio
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original