Saúde prepara Dia Mundial sem Tabaco em Jundiaí
Publicada em 24/05/2013 às 16:02 A manhã do próximo dia 25 (sábado) vai ser aproveitada pelo PAIT (Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista), da Secretaria de Saúde, para eventos de divulgação de ações no Dia Mundial sem Tabaco.A data vai contar com uma ação intensiva na praça Joaquim Soares Lemos, na Vila Hortolândia. Mas outras adesões podem ampliar o alcance do projeto, como vai ocorrer no Parque Botânico Eloy Chaves pela atuação conjunta das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Eloy Chaves e Fazenda Grande.
Com retorno positivo de 70%, o programa existe desde 2007 e usa um método formado por seis sessões em grupo com técnicas cognitivas e comportamentais, que somente usa medicamentos se necessário, a partir da terceira sessão. O contato sobre os grupos e locais pode ser realizado em qualquer uma das 36 unidades de saúde (UBS e PSF).
A atividade do dia 25 de maio vai ser um reforço para outra data de referência, o Dia Nacional Sem Tabaco, que acontece em 29 de agosto.
Os eventosNa Vila Hortolândia, o projeto em preparação trabalha com painéis dos benefícios de deixar de fumar e também dos riscos à saúde criados pela prática. Também vai informar que qualquer formato é prejudicial, do fumo de corda ao narguilê.
Já no Eloy Chaves, o projeto já conta com a previsão de uma tenda para verificação da glicemia capilar e pressão arterial, além de uma orientação organizada pelos grupos de Lian Gong (prática corporal chinesa) das duas unidades de saúde.
“Teremos também uma caminhada pelo parque e estamos convidando outras instituições a participarem”, explica a enfermeira Filomena Marinho, da UBS Fazenda Grande, uma das coordenadoras. O evento, que conta com apoio da Secretaria de Comunicação Social, ainda pode crescer no caso da confirmação de ações em outras unidades de saúde.
O evento conta com o apoio da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Jundiaí. “Os tabagistas vão poder fazer testes que mostram o nível acumulado de nicotina nos pulmões”, explica o médico e vereador Dr. Antonio de Pádua Pacheco.
Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Alessandro Rosman
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original