Campanha contra a gripe termina nesta quarta (29)
Publicada em 28/05/2013 às 18:48Termina nesta quarta-feira (29) o prazo prorrogado da campanha de vacinação contra a gripe influenza em Jundiaí, acompanhando o calendário do Estado de São Paulo. E os integrantes dos grupos de risco estão na mira para a chegada à meta de cobertura de 80% do público alvo, com toda a rede de 36 unidades de saúde (UBS e PSF) atendendo das 8h às 17h todos os integrantes destes grupos.
“É o momento de mais uma conquista da comunidade, garantindo a prevenção contra a gripe e o vírus H1N1”, afirma o secretário de Saúde, Cláudio Miranda.No município ocorreram, no mês de maio, quatro óbitos confirmados por essa variedade (também chamada de gripe A ou gripe suína). Todos eles envolveram pacientes de doenças graves com imunodepressão. Nenhum havia tomado a vacina.
Os novos números serão divulgados nesta quarta (29) pela Vigilância Epidemiológica, mas a atualização do relatório do dia 24 mostra que em outros quatro casos internados aconteceram três recuperações com alta.
A expectativa é de que, nos grupos de crianças de 6 meses a 2 anos incompletos e de idosos acima de 60 anos, o índice ultrapasse a meta 80% de imunização. No último relatório estavam em 79,9% e 77,8%, respectivamente. As mulheres puérperas, que deram à luz recentemente, haviam ultrapassado a meta de 100% de cobertura do público estimado para a vacinação.
Gestantes
“Em todo o Estado de São Paulo houve um porcentual mais baixo das mulheres gestantes, ainda relutantes sobre a vacina”, explica a enfermeira Maria do Carmo Possidente, do setor de Vigilância da Secretaria de Saúde. No último relatório, estavam em apenas 62,8% de imunização no público estimado. Esse grupo puxava a meta geral para apenas 77,3% do esperado.
A Secretaria de Saúde alerta para que, independentemente da causa pelo vírus H1N1 ou outra variedade gripal, os sintomas de SRG (síndrome respiratória grave) devem levar o paciente imediatamente aos serviços de apoio.
Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: PMJ
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original