Primeira-dama faz visita à Associação Maria de Magdala

Publicada em 31/05/2013 às 16:15

Saúde, casa própria, vida digna e criar bem os filhos. Esses foram alguns dos sonhos que as mulheres assistidas pela Associação Maria de Magdala, da Pastoral da Mulher, compartilharam com a primeira-dama e presidente do Funss (Fundo Social de Solidariedade), Margarete Geraldo Bigardi, na noite desta quarta-feira (29). A visita emocionada contou com a benção do padre José Brombal.

Mais
Primeira-dama recebe doações de escola do Fazenda Grande

Fundo Social de Solidariedade cadastra entidades
Ensino Superior gratuito é anunciado no Paço

Durante a visita, a primeira-dama conheceu o trabalho da Associação

Durante a visita, a primeira-dama conheceu o trabalho da Associação

Além de ouvir as mulheres e conhecer o trabalho realizado na Associação, sob comando de Maria Cristina Castilho de Andrade, Margarete também falou sobre as atividades do Funss e do projeto da Feira da Amizade. “Abriremos uma nova grade de cursos no segundo semestre. Todas estão convidadas. Nosso propósito é preparar as pessoas para o mercado de trabalho.” Sobre a Feira, informou que a entidade é bem-vinda e destacou que o evento ocorrerá em setembro.

Margarete aproveitou a oportunidade para ressaltar que as portas do Fundo Social estão sempre abertas. A primeira-dama também agradeceu o convite e a recepção carinhosa. “É bom estar aqui e poder ouvir o que cada uma de vocês tem a falar. Ter sonhos é importante. É isso que nos alimenta. Temos que ter fé e esperança.”

Maria Cristina Castilho de Andrade lembrou que a presidente do Funss já visitou o projeto Casa da Fonte, do qual ela é responsável. “Por conta disso, sei que Margarete cativa a todos com a simplicidade que tem. Ela consegue se colocar na dificuldade dos outros. Por isso, a visita dela à Maria de Magdala é muito importante.”

Margarete conversou com as assistidas, que compartilharam sonhos com a primeira-dama

Margarete conversou com as assistidas, que compartilharam sonhos com a primeira-dama

Ela entregou a Margarete um marcador de livro, produzido pelas assistidas da Associação. Além disso, a primeira-dama conheceu o trabalho de artesanato e culinária desenvolvido no local.

A Associação
A Associação Maria de Magdala atende a mulheres em situação de vulnerabilidade social, que passaram, passam ou estão em risco de prostituição. Além disso, assiste egressas de cadeias e companheiras de presidiários.

Atualmente, são 44 mulheres, de 24 a 82 anos, atendidas no local. Também são assistidos 51 crianças e adolescentes. Apenas no ano de 2012, a Associação foi procurada por 143 mulheres, solicitando algum tipo de ajuda.

Entre as atividades desenvolvidas, estão reuniões semanais em grupo, para convivência, integração e melhora da autoestima; aulas de artesanato; alfabetização e noções de matemática; aulas de culinária e cozinha industrial com fornecimento de marmitex; aulas de violão; oficina de emoção com psicóloga; atividades lúdicas; e conscientização sobre sequelas do abuso sexual e comércio do sexo.

Por Luana Dias
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/31/primeira-dama-faz-visita-a-associacao-maria-de-magdala/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original