Ensino Superior gratuito é anunciado no Paço

Publicada em 24/05/2013 às 20:09

Sob aplausos, foi anunciada na tarde desta sexta-feira (24), pelo prefeito Pedro Bigardi e pelo vice-prefeito e secretário de Educação, Durval Orlato, o início de um novo ensino superior em Jundiaí, por meio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. A população poderá participar da escolha dos cursos por meio de audiências públicas.

Mais
9ª Olimpíada de Redação terá abertura na sexta (24)

Prefeitura sugeriu uso de área no Complexo Argos para implantação do Insituto

Prefeitura sugeriu uso de área no Complexo Argos para implantação do Insituto

A previsão é de que ao menos dois cursos técnicos sejam iniciados em janeiro de 2014. O local indicado pela Prefeitura para a instalação do Instituto é uma área de 1,2 mil m², que até 2012 abrigou a Biblioteca Municipal, no segundo andar do Complexo Argos.

Para isso, segundo Durval Orlato, será necessária a ampliação do estacionamento e a instalação de elevador externo. Em uma segunda fase, o município fará a doação de um terreno para a construção da sede própria do Instituto. Serão realizados vestibulares para a seleção dos alunos.

O prefeito Pedro Bigardi destacou a importância do Instituto e lembrou que o município precisa de mão de obra qualificada para abastecer o mercado de trabalho. Além disso, ele fez questão de ressaltar que o Instituto é um grande passo para que Jundiaí tenha sua Universidade Federal. “O caminho é esse. Posteriormente, poderemos ter mestrado e doutorado.”

Durval Orlato não escondeu a satisfação durante o anúncio e classificou o Instituto como uma grande conquista. Ele frisou que a população, instituições, associações, sindicatos, Poder Executivo e Legislativo serão convidados a participar das audiências públicas que determinarão a demanda da cidade.

Um convênio entre a Prefeitura e Instituto será assinado nos próximos dias e, em até 2 meses, todo o processo de adaptação de espaço e audiências deve ser iniciado.

Anúncio teve a presença da imprensa e autoridades

Anúncio teve a presença da imprensa e autoridades

O reitor do Instituto Federal São Paulo, Eduardo Modena, ressaltou que fazer o anúncio a um município como Jundiaí é um prazer. “O fato de podermos aumentar o número de salas de aula no Estado e abranger um maior número de alunos é sempre uma notícia muito boa.” Segundo ele, o diretor do Instituto Federal de Salto, Francisco Rosta Filho, que esteve no anúncio, será o ‘padrinho’ do Instituto de Jundiaí durante o processo de implantação. “Trouxemos nossa melhor equipe para auxiliar a construção dessa incrível iniciativa.”

Participaram do anúncio o presidente da Câmara Municipal, Gerson Sartori, e o deputado federal Newton Lima, além de diversos parlamentares e secretários da Administração.

Por Luana Dias
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/24/instituto-federal-e-anunciado-populacao-participara-da-escolha-de-cursos/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original