Jundiaí recebe unidade móvel de monitoramento
Publicada em 24/05/2013 às 23:01Um micro-ônibus dotado de uma central de videomonitoramento, com câmeras de última geração e toda a estrutura necessária para o trabalho de combate ao crack. Este foi o equipamento conquistado, nesta sexta-feira (24), pelo prefeito Pedro Bigardi, após tratativas com o Governo Federal.
O anúncio da vinda do veículo, orçado em R$ 680 mil, foi feito em São Paulo numa solenidade que reuniu o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e representantes dos demais municípios que, assim como Jundiaí, passarão a integrar o plano nacional “Crack, É Possível Vencer”.
Mais
Melhorias para o Vianelo são apresentadas
Abertas inscrições para pontos do Produtor na Praça
Fatec oferece 240 vagas em cinco cursos
A iniciativa faz parte do programa federal para os municípios que possuem mais de 200 mil habitantes. “Esta união de esforços em torno de recursos para programas voltados diretamente ao cuidado da população tem sido uma marca do nosso governo. Independentemente do posicionamento político, temos de pensar no benefício do povo e é isso que estamos fazendo. Também já conquistamos a construção de uma creche com recursos do Governo do Estado. Esta é a obrigação do gestor público”, destacou o prefeito Pedro Bigardi.
O chefe do Executivo ainda destacou a dedicação das secretarias envolvidas na questão – Semads (Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social), Secretaria de Saúde, Casa Civil e Guarda Municipal. “Recebi a proposta do Ministério da Justiça e conversei com a secretária Marilena Negro, que reuniu sua equipe e apresentou a proposta necessária para que pudéssemos chegar a este convênio. Este trabalho, inclusive, será feito em conjunto com os agentes de saúde e a Guarda Municipal.”
Capacitação
A secretária Marilena Negro, também presente na solenidade, explicou que o trabalho com a unidade móvel de videomonitoramento será feito pela GM. “Teremos 40 guardas capacitados para realizar uma abordagem especializada, focada na referência para a saúde”, explicou. “Além deles, também farão parte o Consultório de Rua, que já temos uma unidade disponível e a abordagem social da Semads. Não vai ser só pessoas em situação de rua. O foco é o acolhimento e tratamento do dependente químico.”
A expectativa é que a capacitação dos 40 GMs aconteça ainda neste primeiro semestre e que a atuação das equipes integradas com a unidade móvel aconteça no segundo semestre deste ano. “O veículo vai ajudar na identificação de traficantes e de usuários de drogas numa determinada região. Feito isso, os agentes de saúde e de assistência social entram em ação para auxiliar os dependentes, enquanto a polícia terá elementos suficientes para deter quem vende a droga”, ressaltou o prefeito.
Além de Jundiaí e São Paulo, também passaram a fazer parte do programa federal: Araraquara, Carapicuíba, Itaquaquecetuba, Limeira, Marília, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, Santo André, São Bernardo do Campo e Sorocaba. Serão investidos R$ 17 milhões nestes municípios, segundo o Ministério da Justiça.
Combate ao crack
Lançado em dezembro de 2011, o programa ‘Crack, é Possível Vencer’ é um conjunto de ações do Governo Federal para enfrentar de forma intersetorial os problemas relacionados ao uso do crack e de outras drogas.
Por Emerson Leite
Fotos: Paulo Grégio
-
17/12/2021
Famílias do São Camilo são atendidas pelos serviços sociais e receberão auxílio moradia
-
07/12/2016
CRAS Santa Gertrudes tem apresentação musical do ‘Tocar & Encantar’
-
30/11/2016
Ação preventiva celebra o Dia Mundial da Luta contra a Aids
-
29/11/2016
Centro de Referência da Assistência Social passa a atender em novo endereço
Baixe as fotos desta notícia na resolução original