Virada Cultural tem saldo positivo em Jundiaí

Publicada em 27/05/2013 às 18:36

Com 8 horas de atrações no sábado (25) e outras 10 horas no domingo (26), a 7ª Virada Cultural Paulista teve um balanço positivo em Jundiaí.

Por parte da Prefeitura, mais de 600 monitores e brigadistas trabalharam durante o evento para garantir a tranquilidade dos 52 eventos programados na cidade, além de uma força composta pela Guarda Municipal, empresas de segurança contratadas nos espaços internos e reforços da Polícia Militar nos espaços externos.

Virada em Jundiaí teve 52 atrações e 18 horas de shows

Virada em Jundiaí teve 52 atrações e 18 horas de shows

O resultado: nenhum incidente registrado durante todos os eventos. O próprio prefeito Pedro Bigardi caminhou, no início da Virada, entre o Polytheama e o Solar do Barão para prestigiar a abertura dos trabalhos no centro histórico.

“É uma grande emoção abrir este evento no teatro onde fiz o desenho básico quando foi desapropriado pelo então prefeito Pedro Fávaro, em 1979. Mais do que as atrações, a Virada promove uma mobilização de cultura da cidade e parabenizo o Governo do Estado pela iniciativa. Esperamos muita paz e alegria para todos os participantes”, afirmou Pedro Bigardi, na abertura oficial.

O secretário de Cultura, Tércio Marinho, destacou que esse clima ocorreu em todas as 26 cidades do interior em que ocorreu a Virada Cultural Paulista.

“É claro que destacamos a situação de Jundiaí, onde estamos. Mas foi um esforço de cooperação muito grande de muitas secretarias e devemos ressaltar este resultado.”

Pedro Bigardi: “A Virada promove uma mobilização de cultura na cidade”

Pedro Bigardi: “A Virada promove uma mobilização de cultura na cidade”

Revitalização
Para Marinho, a iniciativa adotada neste ano faz parte dos esforços buscados pelo governo para revitalizar o centro histórico. “Esse objetivo vai passar pela capacidade artística e turística, sem dúvida.”

Ele também destacou a participação do Museu da Energia, onde ocorreram eventos de cinema e de dança rockabilly, como uma parceria promissora. “Nosso diretor Jean Camoleze está articulando essas conversas, que podem envolver outros parceiros para o ‘corredor cultural’ com Pinacoteca, Polytheama, Solar do Barão e Centro das Artes”, diz.

Ele lembra que o modelo de ocupação cultural da área central com a mistura de jovens, crianças e idosos também deve ser estendido para bairros, parques e praças. Números relacionados a público em todos os eventos e vendas proporcionadas pelas barracas montadas na região serão divulgados pela Secretaria Municipal de Cultura posteriormente.

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/27/virada-cultural-tem-saldo-positivo-em-jundiai/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original