Secretário vai a seminário sobre resíduos na Alemanha

Publicada em 05/06/2013 às 16:23

Às vésperas da implantação do Plano Municipal de Saneamento, que conduzirá Jundiaí ao patamar de referência nacional em gestão de resíduos, o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, embarca na próxima segunda-feira (10) para a cidade de Hanover, na Alemanha, onde acontece, de 11 a 14 de junho, um dos mais importantes simpósios sobre o tema. É o 5th Internacional Symposium MBT & MRF, que apresentará alternativas para a destinação do lixo com efeitos na redução de materiais a serem depositados em aterros a partir de um sistema eficiente de gerenciamento de resíduos.

Mais
Valor da passagem não sobe em Jundiaí
Trabalhos de alunos são publicados no Jornal de Jundiaí
Jundiaí sedia o 1º Encontro de Corais Municipais

Aguinaldo Leite: “Jundiaí busca modernizar o gerenciamento de resíduos”

Aguinaldo Leite: “Jundiaí busca modernizar o gerenciamento de resíduos”

O objetivo da participação é contribuir, ainda mais, para a meta de elevar a qualidade dos serviços que envolvem a coleta do lixo (inclusive a seletiva), varrição pública e conservação dos parques e jardins.

No entanto, o secretário Aguinaldo Leite ressalta os avanços que Jundiaí apresenta quando se compara a outras cidades brasileiras. “O país está discutindo a exigência dos municípios se consorciarem na questão do lixo e Jundiaí já faz isso há muitos anos. Isso mostra, com as devidas exceções, que estamos bem à frente”, comenta o secretário.

Em números, o lixo coletado hoje em Jundiaí atinge a casa das 10 mil toneladas/mês. Por conta deste volume, no início do ano, havia cerca de 200 reclamações por dia. Agora, segundo o secretário, as reclamações não passam de 20 a 30.

Por conta de um novo sistema de monitoramento que será implantado em breve, de acordo com Aguinaldo Leite, estas poucas reclamações terão solução no menor espaço de tempo possível. “Devemos adotar uma gestão de qualidade para controlar todo o sistema”, explica Aguinaldo Leite.

Sobre o lixo reciclado, Aguinaldo entende que a população já conseguiu assimilar a cultura da reciclagem e está mais confiante com relação a este trabalho. “Não adiantaria nada a gente cobrar a separação do lixo em casa se o caminhão não fosse passar”, exemplifica. E a intenção é tornar isso tudo cada vez mais eficiente, com equipamentos e maquinários adequados para, na outra ponta do processo, tratar do reaproveitamento na essência.

O simpósio
Os debates em Hanover estarão focados no tratamento mecânico biológico (MBT) de resíduos sólidos urbanos, com o objetivo de reduzir o volume de material a ser depositado em aterro, reduzir a produção de gás de aterro (gás de efeito estufa), tornar menor e mais barato o período de pós-tratamento, além de ampliar a extração de materiais recicláveis com valor comercial, dentre outros temas. “Todos os debates mostram pontos de interesse de nossa cidade para aprimorar o processo de elaboração de um novo modelo de gestão de resíduos para a cidade.”

Por Alcir de Oliveira
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/05/secretario-vai-a-seminario-sobre-residuos-na-alemanha/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original